Dicas para viajar com seu cachorro ou gato

Preparamos um guia para que você possa viajar sem estresse acompanhado do seu melhor amigo, desmistificando as dúvidas de quem está indo viajar, seja de avião, de ônibus ou de carro.

Considerações antes de viajar com seu cachorro ou gato

Decidiu viajar com seu cão ou seu gatinho? A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o veterinário para checar o estado de saúde do pet e se necessário fazer um check up, além de verificar a necessidade de aplicação de vacinas pertinentes de acordo com o local escolhido para viagem ou ficar ciente de qualquer informação importante para mantê-lo saudável durante a viagem.

Se for sua primeira viagem com seu animalzinho tente que ela não seja tão longa, prefira investir num final de semana e ver se a experiência será agradável para os dois.

Prepare toda a documentação necessária para que você e seu pet possam viajar tranquilos (mais detalhes sobre a documentação necessária no final desse post).

Bagagem

Assim como sua mala, você também precisará pensar na bagagem do seu amigão. Alguns itens indispensáveis estão listados abaixo:

  • Coleira com guia, idealmente identificada com o nome do pet, nome e telefone do dono e se possível número de telefone do local onde estarão hospedados.
  • Ração habitual suficiente para todo o período da viagem.
  • Potes de água e comida.
  • Caminha
  • Brinquedos preferidos.
  • Medicamentos de uso continuo e kit de primeiros socorros.
  • Se for uma viagem longa, shampoo e toalha do animal.
  • Saquinhos para recolher dejetos.
  • Tapete higiênico, jornal (ou que o animal estiver habituado a utilizar).

Outras orientações

Não esqueça de reservar um hotel pet friendly, ou seja, hotel onde seu animalzinho será bem vindo e também verificar se existem taxas adicionais por estar levando seu pet. Alguns hotéis podem cobrar uma taxa de limpeza para higienizar o apartamento após a sua hospedagem, além de outras taxas.

Outra orientação para estar atento antes da viagem é ter a mão o telefone do seu veterinário de confiança além do telefone de uma clínica 24h no seu local de destino para o caso de qualquer emergência.

Leve também na sua carteira uma foto do seu cão ou gatinho, assim caso ele se perca fica muito mais fácil de ajudar as autoridades a identificá-lo durante a busca.

viajar com cachorro
Cachorrinho que encontrei numa viagem para Aiuruoca

Durante a Viagem com seu pet

De carro

Seu amigão deve ser sempre transportado no banco de trás utilizando cinto de segurança especial para cães, assento especial ou uma caixa de transporte. Não arrisque levá-lo solto ou sobre as pernas pois é um grande risco pro animal em caso de acidentes. Além disso, mantenha o ambiente dentro do automóvel sempre fresco, ou mantendo as janelas abertas ou deixando o ar condicionado ligado durante a viagem.

Caso a sua viagem seja longa, programe paradas a cada duas horas e retire o animal do carro, passeie com ele, ofereça água e alimente-o se necessário, mas a alimentação deve ocorrer de forma moderada, pois alimentos e bebidas em excesso podem causar enjoos ao seu pet. E claro, nunca deixe seu bichinho sozinho no carro.

De ônibus

No caso de viagens de ônibus você vai precisar usar uma caixa de transporte para carregar seu pet. Se seu bichinho não estiver acostumado com ela é importante que ela seja introduzida no dia a dia dele antes da data da viagem.

Também será necessário entrar em contato com a empresa de ônibus antes da viagem e verificar as normas da mesma. Algumas delas, por exemplo, exigem que o assento ao lado do dono seja contratado para o transporte, já outras permitem que a caixa de transporte seja levada no colo. Em algumas empresas também há um número limite de transporte de pet, ou seja, entre em contato e tire todas as suas dúvidas antes da data do embarque para evitar qualquer transtorno.

De avião

A Anac impõe algumas regras para o transporte de animais domésticos e as cias aéreas também tem suas próprias diretrizes, então esteja atendo ao tamanho e tipo de caixa de transporte exigido por cada companhia, bem como se o mesmo poderá viajar na cabine ou no departamento de carga, se será necessário a sedação do animal e se é necessário fazer uma reserva para ele ou pagamento de alguma taxa adicional para o transporte.

Se o seu animal de estimação for viajar no bagageiro não esqueça de identificá-lo com uma plaquinha, bem como a caixa de transporte.

Assim como nas empresas de ônibus, as cias aéreas também tem número limitado para transporte de animais por voo. Veja aqui as regras das principais companhias aéreas nacionais: Gol, Latam, Avianca e Azul.

viajar com cachorro
Paloma e Pandora do Blog Diário de Turista – Especializado em viagens com cães

No hotel e nos passeios

É importante esclarecer na recepção do hotel onde o seu bichinho poderá circular, saber as áreas restritas e se existe algum local específico para que os animais faça as suas necessidades.

O hotel pode até ser pet friendly, mas não é exclusivo para animais, ou seja, lá o animal terá contato com outras pessoas e é importante lembrar que infelizmente algumas delas podem não gostar de animais ou ter medo e precisamos entender e respeitar a opinião dos outros. Então evite que seu pet se aproxime de alguém caso não tenha sido “convidado”.

É importante também incluir o seu amigo na programação, afinal se você decidiu levá-lo foi para desfrutar a viagem com você e não para ficar trancado sozinho num quarto de hotel. Procure se informar de passeios pet friendly na cidade ou parques que aceitem animais, sempre respeitando os limites do seu bichinho.

Documentação para viajar com seu pet

Viagens nacionais

Para viagens nacionais é necessário estar portanto o certificado de vacinação antirrábica para animais que já tem mais de 4 meses de vida e nesse certificado deve constar o nome do laboratório produtor da vacina, além da informação do lote e validade da mesma. Ela deve ser aplicada pelo menos 30 dias e menos de um ano antes da viagem.

Outro documento necessário será um atestado emitido por um veterinário com as condições de saúde do animal. Mas atenção, esse documento tem validade de apenas de 10 dias após a data de emissão, então deverá ser solicitado bem próximo a data de embarque.

Viagens internacionais

Para viagens internacionais será necessário o CVI – Certificado Veterinário Internacional, que é emitido pelo Ministério da Agricultura e é gratuito. (Veja aqui maiores detalhes sobre como emitir o CVI), além do mesmo atestado de saúde que será emitido para viagens nacionais e carteira de vacinação atualizada.

Alguns países exigem alguns documentos específicos ou a aplicação de um microchip no animal. Veja aqui as principais exigências de cada país.

Para quem vai viajar para os países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) ou ainda para Brunei, Colômbia, Taiwan e Gâmbia pode optar por tirar o Passaporte para cães e gatos, documento criado pelo governo brasileiro que pode ser utilizado para múltiplas viagens (diferente do CIV, que vale uma única vez). A Paloma, do blog Diário de Turista fez um passo a passo sobre Como tirar o passaporte brasileiro para cães e gatos.

Caso você não se sinta confortável para tratar de tanta burocracia você pode contratar um Pet Despachante para agilizar toda essa documentação para você e assim viajar despreocupado.

Atenção: Para transporte de outros animais como aves, coelhos, iguanas, cobras entre outros bichos nenhuma das regras acima se aplicam.

Conforto do animal

Claro que queremos ter o nosso amigão sempre o mais próximo possível, mas uma viagem só será realmente incrível se seu companheiro estiver tão confortável com a situação quanto você. Se você achar que ele vai apresentar comportamentos indesejados, latindo ou atacando outras pessoas e animais talvez seja melhor repensar a viagem incluindo seu pet. Os gatos por exemplo quase nunca se sentem seguros em ambientes em que não estão habituados.

Nesse caso seria interessante pensar em algumas alternativas se seu bichinho não for embarcar. Veja a possibilidade de algum parente conhecido do animal recebê-lo no período que você estará fora. Atualmente também existem hotéis exclusivos especializados em receber cães e gatos durante um determinado período. Outro alternativa para os cãezinhos por exemplo é a possibilidade de “contratar”  um anfitrião através do aplicativo DogHero disposto a receber seu melhor amigo durante o período da sua viagem.

Para finalizar gostaria de esclarecer que eu atualmente não tenho nenhum pet, por isso as dicas disponíveis neste post tem base das informações colhidas na época em que trabalhei como agente de viagens e também em pesquisas pela internet em blogs específicos de cães e gatos para que as informações pudessem estar bem atualizadas.

Outros posts relacionados

– Como tirar a permissão internacional para dirigir – PID?

– Documentação para viajar com menor desacompanhado

– Passo a passo para tirar o passaporte brasileiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Picture of Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.