Que as cidades queridinhas da Região dos Lagos são Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo isso todo mundo já sabe. O que poucas pessoas sabem é que por lá existem outras “belezuras” de cidades para serem exploradas e uma delas é Rio das Ostras.
Rio das Ostras fica a aproximadamente 170km do Rio de Janeiro e assim como suas vizinhas tem muitas praias que podem ser exploradas, além de outros atrativos.
Onde ficar em Rio das Ostras?
Como já comentei aqui em alguns posts meu estilo de hospedagem é aquele barato, mas com um mínimo de conforto. Durante a minha visita a Rio das Ostras a cidade estava recebendo um encontro de motociclistas por isso a demanda para hospedagem estava alta. Acabei me hospedando na Hospedaria Lagoa de Iriry que me cobrou o valor de R$ 180,00 por noite para um casal com café da manhã incluso (março de 2018).
Apesar de ficar um pouco afastada do burburinho da Costa Azul, a pousada fica de frente para a Lagoa do Iriry e para quem está de carro vale super a pena. O proprietário é muito simpático e nos deixou super a vontade. O local onde é servido o café da manhã tem vista para a Lagoa de Iriry e a roupa de cama utilizada nos quartos estavam muito novinhas e cheirosas, assim como a mobília.
Veja aqui outras opções de hospedagem:
Booking.com
O que fazer em Rio das Ostras?
– Praias
O carro chefe da cidade são as praias. Tive a oportunidade de visitar três delas: A Praia das Tartarugas possui uma boa infraestrutura para turistas com alguns quiosques e tem mar tranquilo em boa parte do ano. A praia recebe esse nome por abrigar a maior incidência de tartarugas marinhas na cidade.
A Praia da Costa Azul é o “point” de Rio das Ostras. A maior parte das pousadas concentra-se nessa praia bem como muitos restaurantes. Ela tem muitos quiosques em sua extensão e também o Pier de Costazul, que avança 200 metros para dentro do mar e permite contemplar uma vista muito bacana dessa orla.
Ainda na praia de Costazul (no canto direito de quem está de frente para o mar) fica a Praça da Baleia. Uma área de lazer e contemplação com algumas barraquinhas de comidas que conta também com uma escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento. A escultura é do artista plástico Roberto Sá e é feita de um esqueleto metálico, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Chama atenção o mergulhador que fica apoiado no rabo da baleia apenas com uma mão, como de estivesse levemente tocando-a.
Muito perto dali também fica a Tocolândia, um mini shopping em espaço cheio de lojinhas de artesanato, souvenieres, lanchonetes, sorveteria e pequenos restaurantes. Vale a pena esticar o passeio até lá.
Já a Praia da Joana é pequena e tem apenas um quiosque que pratica preços inflados quando comparados com os quiosques de CostaAzul, mas possui águas mais tranquilas e claras, ideal para crianças.
– Lagoa do Iriry
Uma lagoa de água doce, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola, devido a tonalidade de sua água. Ideal para a pratica de stand up, caiaque ou mesmo que seja para ficar apenas estatelado no sol. O Local conta com infraestrutura de quiosques e também um mirante com cerca de 20 metros de altura que revela boas vistas tanto para a lagoa quanto para outros pontos da cidade.
– Parque dos Pássaros
O parque dos pássaros preserva áreas que servem de abrigo para a reprodução de várias espécies de pássaros, inclusive algumas delas estão ameaçadas de extinção. Atualmente o seu viveiro (um dos maiores do Brasil) encontra-se fechado (a quase um ano), e não há previsão de reabertura. Apesar disso, no local é possível fazer algumas trilhas ecológicas.
A arara do parque, da espécie “Arara-canindé” atualmente encontra-se num viveiro pequeno no Parque Municipal da cidade.
– Parque Municipal
O Parque Municipal fica afastado do centro de Rio das Ostras, a aproximadamente 10km do centro da cidade. Mas é um local que pode ser utilizado para realizar caminhadas, pois conta com trilhas ecológicas, além de playground infantil, aparelhos de ginástica ao ar livre, área de piquenique e estufas para a produção de mudas destinadas à arborização de Rio das Ostras.
Onde comer em Rio das Ostras ?
Se você quer comer bem em Rio das Ostras, minha sugestão é que em pelo menos um dia da viagem você visite o restaurante Bartrô. O restaurante que já ganhou vários prêmios em festivais locais, conta com um cardápio elegante cheio de itens de muita qualidade que você vai sentir no paladar. Uma das páginas do cardápio, inclusive, contempla os pratos que foram campeões nos festivais anteriores, sendo maioria deles a base de frutos do mar.
Pratos de carnes, massas e saladas também estão disponíveis para serem saboreados. Aliado a isso o ambiente acolhedor e o atendimento de qualidade tornaram a minha visita por lá super agradável.
*Esse post não é patrocinado e não tive qualquer benefício ou incentivo da pousada, dos pontos turísticos ou do restaurante para fazer essa postagem.
Outros posts relacionados:
– Arraial do Cabo – Caribe no Rio
– Búzios – Destino que não sai da moda
– Roteiro bate e volta em Saquarema
9 respostas
Nossa eu moro aqui e ainda não fui no bartrô. Que vergonha rsrs… vou lá qualquer dia desses
Excelente texto! Ajudou bastante. Obrigado! 🙂