Quer fazer um exercício físico, uma trilha ou apenas uma caminhada para aliviar a tensão do dia a dia? A Pista Claudio Coutinho, é indicada para todas essas opções.
Localizada no lado esquerdo da Praia Vermelha, no bairro da Urca, mesmo local onde sobem os famosos bondinhos do Rio, ela integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, e por isso a trilha acompanha o contorno dos dois morros de um lado, e do outro o visitante caminha com vista para o mar.
Leia também:
40 atrações e passeios no Rio de Janeiro
15 dicas práticas para você viajar mais barato em 2021 [GARANTIDO]
Pista Claudio Coutinho – Como aproveitar
Também conhecida como Caminho do Bem-te-vi ou Estrada do Costão, a Pista Claudio Coutinho foi inaugurada pelo exército brasileiro na década de 80, possui extensão de 1.250 metros, em sua maior parte com sombra e, além dos esportistas e turistas, no local também é comum encontrar alguns pescadores nas pedras que descem em direção ao mar.
Trata-se de uma caminhada fácil, sem maiores dificuldades visto que todo o caminho é asfaltado, além de ser linear, ou seja, sem subidas ou descidas.. Porém, no local não são permitidos o uso de bicicletas, skate e patins, assim como também não é permitida a entrada de animais domésticos.
Até a metade da caminhada há um maior movimento, visto que nesse ponto a pista Claudio Coutinho fica o início da trilha que leva até o Morro da Urca (primeiro morro do Pão de Açúcar). Uma ótima opção para quem estiver com maior disposição para encarar aproximadamente 30 minutos de subida sem ter que pagar o preço do bondinho. Depois desse ponto a caminhada fica mais tranquila e é possível aproveitar a calmaria com menos pessoas.
+ Surpreenda-se com a ilha de Cotunduba no Rio de Janeiro
Atenção! O local não possui estacionamento e como fica perto de um ponto turístico muito famoso, recomendamos que o acesso seja feito de moto, ônibus, taxi ou uber. De carro você pode perder bastante tempo do dia tentando achar um local para estacionar, especialmente nos finais de semana, além de ter que pagar uma pequena fortuna para os “flanelinhas”.
A Pista Claudio Coutinho funciona das 6h00 às 18h00 e depois da caminhada você pode voltar a Pria Vermelha e curtir um visual incrível, tanto da praia, quanto do Pão de Açúcar. Não há cobrança de ingresso para acesso.
Perto dali também fica a mureta da Urca, a 10 minutos de caminhada é possível conhecer outro local com uma vista incrível e com toda a tranquilidade que o Bairro da Urca tem pra oferecer.
Antes de encerrar esse artigo, gostaria de apresentar o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Para quem quer curtir a cidade sem gastar muito é um ótimo investimento, pois além de selecionarmos mais de 100 passeios num único lugar, todas as opções apresentadas possuem entrada franca. Baixe ao clicar na imagem abaixo:
Curiosidade sobre a Pista Claudio Coutinho
A Pista Cláudio Coutinho recebe seu nome em homenagem a Cláudio Coutinho, o ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, que também foi um ex-aluno da Escola de Educação Física do Exército.
Como chegar na Pista Claudio Coutinho
De carro particular
Não é uma opção muito recomendada, pois existe muita dificuldade de encontrar estacionamento no local. Se ainda assim você prefere ir de carro, minha sugestão é que você programe o GPS para o endereço: Praça General Tiburcio, 125 – Urca
Como opção, você pode deixar o carro no Shopping Rio Sul e encarar uma caminhada de 20-25 minutos, ou pegar um Uber/Taxi, ou ainda o ônibus da linha 581 (BRS2) na frente do Shopping para completar o trajeto.
De metrô
A estação de metrô mais próxima ao Pão de Açúcar é a estação Botafogo. De lá você pode encarar uma caminhada de uns 20-25 minutos até chegar ao complexo, conforme falado acima, ou pegar o ônibus integração oferecido pelo metrô que vai até o bairro da Urca.
De ônibus
Quem vem da Zona Sul pode optar pela linha circular 2 ou na estação de metrô Botafogo (acesso E – Mena Barreto) pegue a linha 513.
Mapa da Pista Claudio Coutinho
Confira abaixo a localização da Pista Claudio Coutinho:
Outros artigos relacionados relacionados
– Parque Penhasco Dois Irmãos no Leblon: Como chegar e visitar
– Parque das Ruinas em Santa Teresa, Rio de Janeiro
– Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal
3 respostas