Na hora que começamos a planejar a nossa viagem o ideal é traçar nosso roteiro de acordo com o nosso perfil de viajante. Ao pesquisarmos as atrações não adianta nada incluir dez museus no roteiro se você não curte nem pensar em passar uma hora em um, não adianta incluir esportes radicais se você tem pavor de adrenalina, ou mesmo planejar uma trilha longa e cansativa se você não tem o menor condicionamento físico para isso. O ideal é arquitetar um roteiro que, além de caber no nosso bolso, seja compatível com o nosso perfil.
Você não precisa se encaixar em um só perfil, você pode ter um pouco de todos e eles também costumam mudar ao longo da vida. Quando mais jovem você pode ter um perfil mais aventureiro e quando mais velho ter um perfil mais cultural, ou vice e versa. Existem destinos indicados para cada tipo de viajante. Descubra qual o seu perfil, ou seus perfis de viajante:
Qual o seu perfil de viajante?
Perfil Comprador
Se você já sai de casa com uma mala vazia ou pelo menos reservando um espaço para as compras que vai fazer no destino, o seu perfil é comprador. Normalmente esse viajante inclui no roteiro muitos shoppings, mercados públicos, feirinhas, lojas dos centros comerciais e principalmente outlets. Está sempre de olho nas promoções e no câmbio do dólar, afinal, o paraíso das compras está nos Estados Unidos, e são Orlando e Miami.
Outros destino que podem ser interessantes para o viajante comprador são Buenos Aires e Dubai, por exemplo.
Perfil Histórico ou Cultural
Esse é o viajante mais fácil de agradar, afinal, qualquer destino tem cultura e história, não é mesmo? O viajante com perfil histórico ou cultural é facilmente agradado por igrejas, castelos, museus, estátuas, templos, monumentos e praças, desde que haja uma história para conhecer. Normalmente curte destinos como cidades grandes, cidades históricas, destinos medievais e destinos religiosos.
Perfil Aventureiro
O perfil que mais se encaixa com o meu estilo de viajar é o aventureiro. Esse viajante ama estar em contato com a natureza e é facilmente atraído por destinos que tenham trilhas, lagos, montanhas, cachoeiras e vistas esplendorosas. Adora atividades ao ar livre, esportes radicais ou não, acampar ou relaxar numa praia deserta.
Dentre os destinos recomendados para esse viajante estão o Deserto do Atacama, a Patagônia, Macchu Pichu, Austrália, Nova Zelândia e outros no Brasil como a Chapada Diamantina, a Chapada dos Guimarães, Capitólio, e muitos, muitos, muitos outros…
Perfil Baladeiro
Festeiro por natureza o viajante baladeiro sai de casa pensando em quantas festas poderá curtir e quantas cervejas ou drinks poderá beber. Fazer novos amigos baladeiros, dançar e virar a noite acordado estão entre as atividades favoritas desse perfil de viajante.
O local mais clichê para indicar para esse viajante seria Ibiza, mas outros destinos também se encaixam perfeitamente bem como Cancun, Las Vegas, Sain-Tropez e até Buenos Aires na Argentina.
Perfil Gastronômico
O que faz a cabeça da pessoa com perfil gastronômico com certeza é a comida. Seja para fazer uma degustação de queijos e vinhos, um tour cervejeiro, provar um prato exótico, parar em uma barraquinha de rua para provar a comida local ou um food truck, o viajante com perfil gastronômico planeja a viagem pensando nas delícias que irá comer por lá.
Alguns destinos são muito queridos por esse tipo de viajante, e são eles: Mendoza, Itália, Japão, Tailândia, Peru e até o norte e nordeste do Brasil.
Perfil Religioso ou Peregrino
Quem já assistiu o filme “Na Natureza Selvagem” ou “Livre” de cara entende esse perfil de viajante. Em geral essa pessoa está em busca de fortalecer sua fé, busca o autoconhecimento, uma superação ou tem uma motivação espiritual.
São opções de destino para quem pretende fazer esse tipo de viagem o Caminho de Santiago, a Índia, a Terra Santa em Israel, o Vaticano e muitos outros que envolvam qualquer tipo de templo religioso ou longas trilhas que revelem paisagens inesquecíveis.
Perfil Sofisticado
O viajante sofisticado está em busca de serviços de excelência e até de alguns “mimos”. Em geral ele já conheceu os destinos mais tradicionais e busca por destinos mais reservados, com menos concentração de pessoas. Procura sempre uma gastronomia de ponta, ótimos hotéis e resorts e passeios privativos e exclusivos.
São opções de destinos para esse tipo de perfil Fernando de Noronha, St. Barts, Mônaco, Côte d’Azur, Seicheles, Ilhas Maldivas, cruzeiros pela Antártida, entre outros.
E você, em qual perfil de viajante você se enquadra? Conhece outros? Conta pra gente nos comentários.
Outros posts relacionados
– Descubra se você é viciado em viajar
– Como lidar com regionalismo durante as viagens
– Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
6 respostas