A Pedra do Pontal é uma formação geológica rochosa que divide a Praia do Recreio da Praia do Pontal (ou Praia da Macumba) no final do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Veja também
Como viajar de forma independente
Turismo de Base Comunitária (TBC): Entenda do que se trata
Com uma vista panorâmica interessante, essa formação rochosa oferece um cenário empolgante para explorar, enquanto abriga uma trilha de dificuldade leve. Prepare-se para se maravilhar com a beleza natural e desfrutar de uma experiência formidável ao subir a Pedra do Pontal.
Como chegar na Pedra do Pontal
O ponto de referencia mais próximo dela é o Posto 12, no Recreio. Se estiver vindo de carro pela Av. das Américas, basta seguir pela Rua Gilka Machado para chegar diretamente à Pedra do Pontal.
Para quem vem de transporte público saiba que a estação de metrô mais próxima é a do Jardim Oceânico (Linha 4), depois você pode pegar o BRT até a estação Recreio Shopping, que está a 3 km de distância e completar o trajeto à pé ou de uber/taxi.
Como é a trilha da Pedra do Pontal
É importante planejar-se para realizar esse passeio logo cedo, antes que o sol fique muito forte e quando a maré estiver baixa. Isso porque, quando a maré sobe essa península se transforma em uma ilha.
Para iniciar a trilha, siga na direção da praia e depois caminhe pela faixa de areia que separa as marés das praias do Pontal e da Macumba. Continue até chegar ao rochedo, onde a trilha efetivamente começa.
A Pedra do Pontal não é alta, tem altitude de 127m, e a trilha é considerada de dificuldade leve e possui pouco mais de 500 metros. No começo da subida é um pouco íngreme, mas logo após superar essa parte inicial, a trilha se transforma em um caminho tranquilo e fácil de percorrer.
Não há sinalização no caminho, mas a trilha é demarcada, e sempre há muitas pessoas fazendo essa trilha, e como a trilha não é longa não há risco de se perder. Para chegar ao cume leva-se em torno de 20-30 minutos, caminhando em ritmo lento.
O final da trilha exige força nos braços para subir puxando uma corda (sempre verifique se a corda está bem presa antes de colocar seu peso sobre ela) e na parte final é necessário um pouco de cautela, visto que a corda acaba e o trecho ainda é um pouco íngreme. Para os que tem medo de altura evitem olhar para trás ou para baixo nesse momento. Chegando ao cume é só aproveitar relaxar e aproveitar a vista.
Lá do alto é possível observar vários pontos do Rio como a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, o Parque
Ecológico Chico Mendes e as cadeias de montanhas do Parque Estadual da Pedra Branca.
Para descer há uma trilha opcional, que apesar de mais longa, parece mais segura. Ela margeia a pedra pelo lado direito (de quem está de frente para o paredão). Essa trilha é menos demarcada, mas revela boas vistas e ótimas fotos.
Se quiser aproveitar o restante do dia e conhecer a Praia do Secreto, que fica nas proximidades.
Dicas sobre a Pedra do Pontal
– Va de roupas e calçados adequados para trilha.
– Leve água e um lanche para ao chegar ao topo, e não esqueça de trazer seu lixo de volta.
– Capriche no filtro solar, especialmente se tiver sol.
– Chegue cedo, principalmente para garantir vaga no estacionamento, pois em se tratando de praia, lota super rápido.
Você sabia que no Rio de Janeiro tem pelo menos uma centena de passeios gratuitos? Eu fiz uma lista e criei o guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“? Ela é justamente para quem está buscando passear sem gastar muito e ainda assim reunir ótimas fotos pro feed. Quer baixar agora? É só clicar na imagem abaixo:
Mapa de localização da Pedra do Pontal
Veja abaixo o mapa com a localização da Pedra do Pontal:
Onde se hospedar no Recreio dos Bandeirantes
E que tal aproveitar um final de semana completo no Recreio dos Bandeirantes e assim ter tempo de curtir outros atrativos? Veja aqui algumas dicas de hotéis na região:
ESuites Hotel Recreio Shopping
Pontuação 8,4 – Valor da diária R$ 299,00 por casal em quarto duplo (Valores de referência: junho/2023).
Embora não fique tão perto da praia, o ESuites Hotel Recreio Shopping é uma opção de hospedagem intermediária na região. O hotel também disponibiliza wi-fi gratuito, além de contar com um bar e restaurante. No valor da diária descrito acima já está incluído o café da manhã e o diferencial desse hotel é que ele fica dentro de um shopping, ou seja, você ainda pode ter acesso a todas as facilidades que o shopping oferece, como praça de alimentação, cinema, salão de beleza e etc. Consulte aqui os valores e disponibilidade.
Hotel Atlântico Sul
Pontuação 8,5 – Valor da diária R$ 371,00 por casal em quarto standard – sem vista (Valores de referência: junho/2023).
O Hotel Atlântico sul é uma opção a beira mar no Recreio dos Bandeirantes. Ele conta com Wi-fi gratuito para seus hóspedes além de uma pequena piscina, sauna, terraço com vista pro mar, um bar e um restaurante. No valor da diária descrito acima está incluso o café da manhã, serviço de praia e academia.
Já os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar e algumas acomodações superiores contam com vista panorâmica do mar. Também existem quartos para hospedes com mobilidade reduzida. Consulte aqui os valores e disponibilidade.
Outros artigos relacionados
– O que fazer no Recreio dos Bandeirantes
– O que fazer na Barra da Tijuca
– Mais artigos sobre o Rio de Janeiro
4 respostas
Estou pensando em fazer esta trilha. Sabe me dizer se um cachorro conseguiria fazer ? Adoro fazer trilha com o meu. Ele já foi pra pedra da tartaruga, pedra do telégrafo e até morro dois irmãos.
Oi Graciele, acho arriscado, pois não vai ter onde sentar com ele, e se for pela trilha vai ter que carrega-lo boa parte do tempo no colo.
Beijos,