A muretinha estava lotada, como de costume no bairro da Urca e o trânsito também não era dos melhores, visto que o domingo estava ensolarado, o que acaba levando muitas pessoas a essa região para passear no bondinho do Pão de Açúcar, fazer uma caminhada na pista Cláudio Coutinho, visitar a Fortaleza de São João ou fazer um passeio de barco, meu caso.
Escolhemos fazer o passeio no fim da tarde, um diferencial, pois além de contemplar todos os pontos turísticos existentes na região ainda teríamos a chance de finalizar o passeio ao pôr do sol. Embarcamos então ali mesmo, na frente do Bar Urca, mas não sem antes provar alguns quitutes no mesmo bar.
Porque fazer um passeio de barco na Baía de Guanabara?
São muitos motivos, e eu posso citar alguns deles, como por exemplo a contemplação dos principais pontos turísticos da cidade do Rio: O início do passeio fica “de cara” para os conhecidos morros da Urca e Pão de Açúcar, ligados pelo ainda mais famoso “bondinho. O saveiro parte para a Baía logo ao lado da Fortaleza da Urca, essa menos conhecida, mas que faz jus a uma visita – poucos sabem mas foi ali que Estácio de Sá chegou em 1565 e fundou a cidade do Rio de Janeiro, ou seja, um marco do início da colonização portuguesa no Brasil, além de oferecer muitos outros atrativos.
A medida que nos afastamos do ponto de partida preenchem a vista também, as praias do Flamengo e Botafogo, a Pedra da Gávea e o Morro do Corcovado com o Cristo de braços abertos. Passear de barco pela Baía de Guanabara também é uma ótima maneira de ter uma noção, mesmo que geográfica, de onde ficam todos esses pontos turísticos.
Outro motivo para fazer esse passeio seria apreciar também alguns dos pontos turísticos de Niterói. A medida que o veleiro avança, passamos pelo Forte Lage (ou Forte Tamandaré da Laje). Ao ver de longe a impressão é de que vemos uma imensa rocha no meio da Baía, mas o forte fica camuflado sob esse emersão pedregosa. Atualmente o forte encontra-se desativado, mas há planos da iniciativa privada de transformar esse forte em atração turística no futuro.
Avistamos outros pontos turísticos de Niterói, como a suntuosa Fortaleza de Santa Cruz da Barra, a Praia de Icaraí, o MAC -Museu de Arte Contemporânea de Niterói – obra de Oscar Niemeyer – debruçado sobre a Baía e a fotogênica Ilha de Boa Viagem.
Mas uma razão a ser utilizada para fazer o passeio pode ser para se refrescar dando um mergulho. O veleiro faz uma parada entre as praias de Adão e Eva, ainda em Niterói.
Se esses motivos ainda não forem suficientes para te convencer, use o pretexto de fazer amigos. Esses passeios em grupo sempre proporcionam uma troca amigável entre os participantes. Vale saber que não são muitos os locais que optam por fazer esse tipo de passeio no Rio, então há boas chances de fazer amigos de outras cidades ou até de outros países. No dia do meu passeio ocupavam o barco poloneses, ingleses e americanos.
Mas é na hora do retorno o momento onde todos os participantes perdem o folego, seja ele gringo ou carioca e mesmo que você já tenha tido a oportunidade de observar o Rio de muitos ângulos, como eu. O dourado invade o céu e o mar e o tom amarelo se reflete nos prédios e nas montanhas em volta transmitindo uma baita sensação de paz, que talvez tenha sido potencializada pela bossa nova que estava tocando ao fundo mas o “conjunto da obra” fez eternizar na memória esse momento que é difícil de traduzir em palavras e talvez o adjetivo mais clichê que eu consiga utilizar seja que foi absolutamente incrível.
Fizeram parte do passeio os blogs 1 Viagem 2 Visões e também o Fora da Toca.
Como fazer um passeio de barco na Baía de Guanabara?
É importante escolher uma empresa idônea para realizar o passeio. Minha escolha foi a DD.Rio. O valor do passeio é de R$ 180,00 por pessoa e tem duração de aproximadamente 3 horas. No valor está incluso bebidas: espumante, caipirinha, vinho branco, cerveja, refrigerante, suco e água, além de snacks como amendoim, torradinhas e frutas. A tripulação também é muito simpática e nos deixou super a vontade.
*Valores com base no mês de janeiro de 2019.
**Esse post não é patrocinado e não tive qualquer benefício ou incentivo das empresas mencionadas para fazer essa postagem. Busco apenas oferecer ao leitor opções alternativas para viajar melhor e/ou de forma mais econômica.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro?
Vai se hospedar na cidade e não tem ideia de onde ficar? Temos um post completo sobre hospedagem no Rio de Janeiro dividido por regiões e bairros: Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]
Não saia desse artigo ainda. Conheça o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Reunimos mais de cem locais na cidade maravilhosa que possuem entrada franca, dentre eles trilhas, museus, fortes e muito mais. Baixe agora mesmo! É só clicar na imagem:
Outros posts relacionados
– Passeio de Barco em Angra dos Reis
– Passeio de Barco em Ilha Grande
8 respostas
Ameeei o passeio, o post e a menção!
haha! 🙂
Lindo passeio ! Com um litoral tão bonito devíamos ter mais passeios desse tipo ! Ótima dica !
Essas praias de Adão e Eva são boas para mergulhar? Limpinhas?
Olá Juliana,
As praias banhadas pela Baía de Guanabara não tem boa balneabilidade. Minha sugestão de praia boa em Niterói é a para de Itacoatiara.
Presiso de seu tarifario
Olá marcos, não vendemos esse passeio, apenas comentamos a nossa experiência.
Caso queira fazê-lo a empresa Civitaltis o faz. Link a seguir:
https://www.civitatis.com/br/rio-de-janeiro/barco-rio-janeiro-entardecer?aid=13259
Beijos