Procurando um lugar agradável e gratuito para passear com a família no final de semana? O Rio de Janeiro tem algumas opções de parques que podem render um ótimo passeio.
Veja nesse artigo nossa lista com 11 parques gratuitos no Rio de Janeiro para curtir com a família e monte a sua lista de preferidos.
Veja também:
40 atrações e passeios no Rio de Janeiro
15 dicas práticas para você viajar mais barato em 2021 [garantido]
Quinta da Boa Vista
Esse parque faz parte da história da cidade e do país. Foi residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da
República, em 1889.
Foi onde D. João VI se instalou quando veio de Portugal e teve seus dois filhos, D. Pedro II e a Princesa Isabel. Em 1922, foi fundado, no palácio o Museu Nacional (fechado após um incêndio no ano de 2018).
Faz jus ao nome “Quinta da Boa Vista”. É chamado assim porque se tratava de uma ‘Quinta’, ou seja, uma propriedade
rural de grandes dimensões em Portugal e em outros países lusófonos, normalmente com casa de habitação.
Lá do Museu se tem uma boa vista para a Baía de Guanabara, pois, a construção está instalada no topo de uma colina.
É um ótimo parque para fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta ou um piquenique em família.
Lá também está localizado o Zóologico do Rio (agora BioParque do Rio). Esse porém é cobrado a parte. Atualmente está fechado para reformas e sem previsão de reabertura.
Parque Guinle
O Parque Guinle, localizado no bairro de Laranjeiras, abriga o palácio de mesmo nome: Palácio das Laranjeiras. É lá a residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro.
A área verde do parque que é aberta ao público, foi construída na época para ser os jardins do palácio.
O parque tem o diferencial de funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana e por ser a casa do governador conta com policiamento e costuma ser bem seguro, além de estar bastante preservado.
Com relação a infraestrutura do parque ele conta com um parquinho infantil que está super bem conservado, além de um grande lago artificial povoado por patos e cisnes, trilhas ecológicas que levam a lagos e cascatinhas menores, um desses pequenos lagos, inclusive, está cheio de carpas e até aparelhos de ginástica ao ar livre.
O parque permite a entrada de cães, desde que estejam na coleira. E caso o mesmo faça as suas necessidades no parque, não esqueça de fazer a coleta.
Quer conhecer outros locais gratuitos para visitar no Rio de Janeiro? Faça agora mesmo o download do nosso Ebook “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e fique por dentro de uma centena de atrações com entrada franca na Cidade Maravilhosa.
Parque Chico Mendes
O Parque Chico Mendes, localizado na Zona Oeste da cidade, mais especificamente no Recreio dos Bandeirantes, é mais uma opção de passeio para quem quer fazer um piquenique, levar as crianças para brincar num playground infantil (apesar da parte do parquinho estar atualmente um pouco abandonada) e também fazer observação de animais silvestres.
O parque é uma área de preservação ambiental com uma área verde de 44.000m² e também educativa (com biblioteca e espaço para palestras) e conta com algumas trilhas ecológicas que passam por tanques de jacarés e tartarugas, então a observação desses animais fica garantida.
Também conta com um mirante de observação para a Lagoinha das Taxas que é o habitat do jacaré-de-papo-amarelo, além de outros animais e espécies vegetais raras.
Parque Marapendi
O Parque Marapendi fica bem próximo ao Parque Chico Mendes, também no Recreio dos Bandeirantes. Ele cerca a Lagoa de Marapendi e é uma ótima opção de passeio no final de semana.
Com uma estrutura de playground infantil sobre areia e brinquedos super conservados o espaço fica recheado de baixinhos no finais de semana, seja para curtir os brinquedos que o parque proporciona ou para brincar de bola, fazer um piquenique ou andar de bicicleta.
O destaque fica para o deck que de estende sob a Lagoa de Marapendi, onde se pode fazer observação de garças e eventualmente alguns jacarés e também uma torre de 13 metros de altura, com acesso apenas por escadas, de onde é possível apreciar toda a lagoa e região.
Há infraestrutura de banheiros, bebedouros, além de salas educativas que falam sobre a fauna e flora local e sobre o meio ambiente em geral.
Fique atento! Não há lanchonetes ou restaurantes no local, por isso caso vá ficar muito tempo é importante levar seu próprio lanche.
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é um parque gratuito que fica aos pés do Morro Dois Irmãos. Esse parque escondidinho no Leblon revela quatro mirantes incríveis e quase desconhecidos do Rio.
Separar uma manhã ou uma tarde para passear pelo parque a pé ou de carro, irá revelar um passeio maravilhoso na cidade.
Os mirantes dão vista para as praias do Leblon e Ipanema, para a Lagoa Rodrigo de Freitas e para o Cristo Redentor.
Quer saber como chegar nesse parque e maiores detalhes sobre a visita? Não deixe de ler o nosso artigo Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.
Bosque da Barra
O bosque, localizado na Barra da Tijuca, próximo ao Terminal Alvorada possui 50 hectares. Dentro desse espaço há playground infantil, trilhas ecológicas para a pratica de caminhada ou passeios de bicicleta. É comum avistar animais nativos como capivaras, saguis e até jacarés.
No local também há um grande lago com uma enorme área gramada, onde é possível fazer um prazeroso piquenique.
O parque ainda conta com infraestrutura de bebedouro e banheiros e a entrada é totalmente grátis.
O estacionamento, no entanto, é pequeno e lota bem rápido. Uma opção pode ser alcançar o parque através do sistema de BRT, pois bem na frente do parque fica a estação de mesmo nome.
Saiba mais sobre o Bosque da Barra no nosso artigo Faça um passeio relaxante no Bosque da Barra.
Parque da Catacumba
O Parque Natural Municipal da Catacumba, fica na Lagoa Rodrigo de Freitas. É um bom local para admirar a beleza da Lagoa do alto e usufruir de um maior contato com a natureza.
No parque existem dois mirantes que dão vista para a Lagoa, além de outros pontos turísticos famosos do Rio como o Morro
dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor.
Também é um museu a céu aberto pois há no local várias esculturas expostas e espalhadas pelo parque.
Com relação aos mirantes, são duas opções de início para uma trilha circular. Sugiro começar com a que vai para o Mirante do Sacopã e depois seguir para o Morro do Urubu, pois o segundo é o que possui a vista mais bacana.
Além disso a empresa Lagoa Aventura que fica no local oferece serviços de tirolesa e arvorismo, mas essa parte é paga com
preços a partir de R$ 20,00. Saiba mais no artigo Como chegar no Parque da Catacumba, na Lagoa.
Parque da Cidade, na Gávea
O Parque Natural Municipal da Cidade, também conhecido como Parque da Cidade ou Parque da Gávea, abrange uma área de 470 mil m2 e se estende até o Parque Nacional da Tijuca.
Uma área cheia de verde, jardins e cortado pelo rio Rainha, possui uma área de play ground infantil, academia de ginástica a céu aberto, uma imensa área gramada, ideal para um piquenique, uma capela (Capela de São João Batista), um café-bistrô e casa que é hoje sede do Museu Histórico da Cidade.
O parque também possui uma trilha que leva a vista chinesa e que atualmente faz parte da rota da trilha transcarioca. Como alguns trechos passam por comunidades, é recomendável faze-los com guia.
Há banheiros e estacionamentos funcionando gratuitamente no local.
Parque Lage
O Parque Lage é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, famoso pelo espelho d’água artificial que fica no pátio interno do palacete, com uma belíssima vista para o Cristo Redentor.
Localizado no bairro do Jardim Botânico, possui áreas de piquenique, uma capelinha, grutas, um aquário, playground infantil e a Cavalariça, além da Escola de Artes Visuais, que eventualmente oferece cursos a comunidade.
É possível desfrutar, também, dos serviços do famoso Café La Plage muito frequentado pelos residentes e turistas para tomar café nos finais de semana.
Saiba mais no post Parque Lage Rio de Janeiro | O que fazer, como chegar e aproveitar?
Bosque da Freguesia
Em Jacarepaguá fica o Bosque da Freguesia (Nome original: Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia) , uma área verde de 31 mil m².
Cheio de passeios arborizados, ideais para corridas, caminhadas e passeios de bikes, o bosque também conta com duas quadras para a prática de esportes, áreas de piquenique, biblioteca, auditório, um playground infantil simples com escorregador, balanço e gangorras.
O acesso pode ser feito tanto pela Av. Ten. Ce Muniz de Aragão, quando pelo Rio Shopping, na Est. do Gabinal. O diferencial do acesso pelo shopping para quem vai de carro é poder utilizar o estacionamento, apesar de ser pago, pois pode ser bem difícil achar vagas na Av. Ten. Ce Muniz de Aragão.
A Carolina Belo do blog Viajar correndo tem um post super completo contando mais detalhes sobre o Bosque da Freguesia.
Parque de Madureira
Situado na Zona Norte, o Parque de Madureira é o terceiro maior da cidade.
Inaugurado em 2012 e ampliado em 2015, o parque conta com áreas para caminhada e pedalada e por lá também é possível alugar bicicletas através do sistema Bike Rio do Itaú.
Além disso, o parque ainda conta com quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol que dividem o espaço com fontes, quiosques, pista de skate, parquinho infantil e espaços culturais como a Arena Carioca, a Nave do Conhecimento e a Praça do Samba, espaço dedicado ao gênero musical tão influente no bairro.
O parque funciona todos os dias das 5:00h às 22:00h e não cobra pelo acesso.
Onde se hospedar no Rio de de Janeiro?
Vai se hospedar na cidade? Não deixe de conferir o nosso artigo Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]e escolha o melhor bairro pra você de acordo com a sua necessidade.