Cabo Frio fica a aproximadamente 150 km do Rio de Janeiro e é a cidade com a melhor infraestrutura da Região dos Lagos em se tratando de hospitais, bancos, farmácias e restaurantes. Além de ficar entre Arraial do Cabo e Búzios, o que permite um fácil deslocamento entre essas cidades. (Dicas de Arraial do Cabo e Búzios no final deste post).
Por lá você vai poder desfrutar de belíssimas praias, passeio de barco, boa comida, compras de biquínis, artesanato e desfrutar de uma ilha com águas no melhor estilo azul Caribe
Veja a seguir neste post as principais atrações para escolher o que fazer em Cabo Frio.
O que fazer em Cabo Frio?
Praias
Praia do Forte
É a mais famosa praia da cidade, com 7,5km de extensão e conta com infraestrutura de bares, restaurante, calçadão, lojas e a famosa Praça das Águas, com seus lagos artificiais cheios de peixinhos além de um chafariz e uma iluminação fantástica no anoitecer.
Por ali também fica uma feirinha chamada de Praça da Cidadania, com vários quiosques que vendem não só artesanato, mas também uma variedade de alimentos e bebidas, ou seja, uma grande praça de alimentação. Estando por lá não deixe de visitar a barraca “Junto e Misturado” no box H – 12, que ainda vende deliciosos salgados pela bagatela de R$1. Isso mesmo que vocês acabaram de ler… UM REAL. (Valor atualizado em janeiro de 2016).
Com relação a praia propriamente dita, suas águas são super geladas, mas limpas. Suas areias são bem branquinhas e fininhas, e pela extensão dela há várias barraquinhas de petiscos que fornecem cadeira e guarda sol aos turistas além de vários ambulantes que passam vendendo toda a sorte de produtos praianos.
Por lá ainda fica outro ponto turístico da cidade, o Forte de São Matheus, que além de dar nome a praia, foi construído por volta de 1620 em substituição ao forte antes existente no local, para proteger a cidade dos ataques dos franceses, ingleses e holandeses em meados do século XVII.
Apesar do péssimo estado de conservação e de pouco restar da época das batahas o forte é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e possui uma linda vista para a orla de Cabo Frio. Fica aberto todos os dias da semana de 8h00 às 18h00 e a entrada é franca.
Não deixe de conhecer também o Mirante do Forte.
Praia das Dunas
A Praia das Dunas fica próxima do centro de Cabo Frio e ela tem esse nome pois ao longo de toda a sua extensão há uma sequência de grandes e belíssimas dunas. Existem alguns quiosques apenas nos trechos que não fazem parte da área de preservação ambiental. Ela possui ondas fortes e por isso é muito procurada para a prática de surf, windsurf, kitesurf e vela.
Praia das Conchas
A Praia das Conchas recebeu esse nome em função do seu formato. Tem uma extensão de 600 metros e ao longo de sua orla existem alguns quiosques e restaurantes.
Ela é uma praia muito frequentada por famílias, já que possui águas mais tranquilas para o banho, mas também por praticantes de esportes náuticos, além de pescadores de arremesso.
Praia do Peró
A Praia do Peró, que é separada da Praia das Conchas por um morro e um canal, tem 7km de extensão. Suas água são mais limpas, cristalinas e de temperaturas muito mais amenas do que a Praia do Forte. Uma parte dessa orla é tomada por casas de veraneio e barracas para servir os turistas, enquanto o canto esquerdo abriga dunas em sua paisagem. Ela também é uma praia procurada por praticantes de esportes náuticos como surf e windsurf.
Outras Praias
A cidade tem 14 praias catalogadas de acordo com o site da prefeitura da cidade, ou seja, tem praia para todos os gostos e estilos. Além das praias acima a cidade ainda conta com as seguintes opções: Aquárius, Brava, Foguete, Nordeste, Palmeira, Pontal, São Bento, Siqueira, Sudoeste e Unamar.
Ilha do Japonês
Assim como a Praia do Forte, outro local muito procurado em Cabo Frio pelos turistas é a Ilha do Japonês. Essa ilha que possui águas clarinhas e tranquilas é ideal para famílias com crianças.
O acesso pode ser feito de várias formas: uns chegam por passeio de barco (apenas para um mergulho rápido), outros de barco taxi, que pode ser contratado no bairro da Passagem, e outros vão de carro até o bairro Ogiva, através da Rua dos Espadarte e na mare baixa atravessam pela Lagoa de Araruama a pé, com a água batendo na altura do joelho/cintura.
Para saber mais sobre a Ilha do Japonês visite esse post do blog Saia da Rota.
Passeio de barco
Também são muito comuns na cidade os passeios de barco. Em geral eles saem do Terminal Marítimo de Cabo Frio passando pela Ilha do Japonês, Praia do Forte e seguem em direção a Ilha dos Papagaios (neste ponto com parada para mergulho), o passeio segue ainda para a Praia Brava, passando depois em frente ao farol e fazendo a última parada para mergulho no Carolino.
O passeio dura em torno de 2h/3h e na ocasião custou R$ 40,00 (janeiro de 2016). As crianças até 5 anos não pagam e até 10 anos pagam meia entrada, assim como os idosos.
As rotas podem ser alteradas de acordo com as condições climáticas ou de acordo com a empresa escolhida para realização do passeio, por isso, esclareça antes do embarque sobre o itinerário que será efetuado.
Rua dos Biquínis
O ponto turístico que deixa a mulherada louca em Cabo Frio, de fato, é a rua dos biquínis. Trata-se de um shopping a céu aberto de moda praia com mais de 100 lojas de produtos direto da fábrica. São maiôs, biquínis, cangas, sungas, entre outros artigos praianos para diferentes gostos e diferentes bolsos também, mas que em geral costumam ser bem razoáveis.
Bairro da Passagem e Pracinha São Benedito
A impressão é de que se chegou a Paraty, mas estamos falando do Bairro da Passagem em Cabo Frio, uma antiga vila de pescadores repleta de charme e história.
Nesse bairro surgiram as primeiras construções da cidade, com a arquitetura característica que se tornou a marca registrada do local. Ele tem esse nome pois servia de ponto de apoio na travessia do canal do Itajurú. Muitas mercadorias e pessoas passavam por esse caminho para chegar a outros pontos da cidade e por isso ele ficou conhecido como “Passagem”.
As casa coloniais são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e muitas foram construídas no século XVIII. Boa parte desse casario conservam até as telhas que foram moldadas nas coxas dos escravizados.
No local ainda fica a Igreja de São Benedito. A Capela foi construída especialmente para os negros em 1701, e a Pracinha São Benedito que está virando um point noturno em Cabo Frio, com opções de bares, restaurantes e agenda com atividade cultural intensa.
Onde se hospedar em Cabo Frio?
Vai se hospedar na cidade? Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.
Veja algumas opções de hospedagem:
Booking.com
Onde comer em Cabo Frio?
Na cidade você encontra diversas opções de gastronomia, de todos os cantos do mundo. Listo ainda algumas opções de restaurantes para comer em Cabo Frio:
Galeto do Zé
Localizado no Boulevard Canal e com vista incrível para o mesmo, tem várias opções de pratos a la carte. A boa pedida é a Picanha a moda do Zé.
Tia Maluca
Esse restaurante possui duas filiais na cidade, uma delas fica na Praia do Forte e a outra no Canal do Itajurú. Estando em Cabo Frio aproveite para conhecer os dois, ou escolha o visual que mais lhe agradar. O cardápio é variado e o atendimento é eficaz.
Vira Verão
O restaurante fica de Frente para a Praia do Forte. O cardápio apesar de simples é variado e os pratos são bem servidos. O serviço costuma ser rápido e o preço que cobram é justo.
Showrasquinho
Saindo da linha Canal e Praia do Forte, o restaurante Showrasquinho fica no bairro de Novo Portinho e possui um ambiente agradável, com boa comida com opções variadas e boa música.
Vida noturna em Cabo Frio
Se a sua viagem não pode deixar de incluir uma badalação não deixe de visitar o Tróia Lounge Bar ou o Etílico, para dançar, beber e curtir a noite até altas horas da madrugada.
Última viagem: janeiro de 2016
Outros posts relacionados
– Dicas de Arraial do Cabo – Caribe no Rio
– Buzios – Destino que não sai da moda
– Um outro olhar sobre Rio das Ostras
5 respostas
Quanta coisa pra fazer! Fui pra Cabo Frio há muuuito tempo e já não lembrava mais de nada, vou usar essas dicas boas sem dúvida (OU a gente devia ir juntas pra lá, mais fácil!) Hahahaha
Em outubro estarei lá
Oba! Espero que aproveite bastante.