Mirante da Cascatinha | Pouco conhecida no roteiro das tradicionais trilhas do Rio de Janeiro, o Mirante da Cascatinha é uma grata surpresa presenteia os visitantes com uma vista encantadora.
Veja também:
10 Melhores praias do Rio de Janeiro
O que fazer no Rio de Janeiro: 3, 4 ou 5 dias de viagem
7 polos gastronômicos do Rio de Janeiro que talvez você não conheça
Vale muito a pena explorar esse roteiro que vai além das praias e circuitos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Um roteiro perfeito para queles que desejam experimentar algo diferente ao se conectar com a natureza da Cidade Maravilhosa numa trilha de nível fácil.

Onde fica a trilha do Mirante da Cascatinha
O Mirante da Cascatinha está localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, a terceira maior floresta urbana do mundo.
Como o parque Nacional é gigante e possui várias entradas é importante saber que para realizar essa trilha você precisa se dirigir ao setor A, que fica no Alto da Boa Vista.
No setor A você encontrará muitos outros atrativos que vão além dessa trilha. Alguns exemplos são: a Cascatinha Taunay, a cachoeira que vemos ao alcançar o mirante que inclusive tem poço liberado para banho; a Trilha do Pico da Tijuca , a Trilha do Bico do Papagaio, o circuito das Grutas, além de outras trilhas, áreas com churrasqueiras e espaços para piquenique, o aconchegante Restaurante dos Esquilos, centro de visitantes e outros atrativos.

Trilha do Mirante da Cascatinha
A trilha do Mirante da Cascatinha, como o próprio nome já sugere, leva até um mirante que nos faz conseguir ver a Cascatinha Taunay lá do alto. Essa cachoeira recebe o nome de Cascatinha Taunay em homenagem a Nicolas-Antoine Taunay, um renomado pintor francês que fez parte da Missão Artística Francesa no Brasil em 1816.
Existem vários pontos de partida dentro do parque que podem te fazer alcançar o Mirante da Cascatinha. Contudo, os trechos mais comuns de serem feitos são: a partir do estacionamento onde está localizada a Cascatinha Taunay e outro ponto que fica após a Capelinha Mayrink indicado como “Circuito do Vale Histórico”. Além disso trata-se de uma trilha circular, ou seja, você pode começar por um ponto e terminar em outro.

Independente do ponto do parque que você escolha para percorrer a trilha, você encontrará uma sinalização adequada. Além disso, como mencionado anteriormente, essa trilha é de nível fácil, com muitos trechos de caminhadas sob proteção da mata e poucas inclinações, tornando-a adequada até para crianças.
Comecei a trilha de fato a partir da subida que fica próxima ao Restaurante dos Esquilos e a uma área conhecida como Recanto dos Pintores, próxima ao Centro de Visitantes. Desse ponto a trilha possui 1,2 km de extensão e é possível alcançar o mirante com mais ou menos 25 minutos de caminhada.
Ao chegar no Mirante da Cascatinha, você pode ser surpreendente não encontrar o deck que costumava estar lá, proporcionando belas fotos. Ele foi desativado devido à falta de manutenção adequada. No entanto, há um projeto para reconstruí-lo e trazê-lo de volta ao local.
Lá de cima, além da cascata você conseguirá observar o Morro do Conde, o Pico da Tijuca e o Andaraí Maior.

Dicas e Informações úteis sobre a trilha do Mirante da Cascatinha
- O parque abre às 8h e fecha às 17h.
- Há estacionamento, mas se você for carro chegue cedo pois o número de vagas dentro do parque é limitado.
- Não é cobrado ingresso para entrar no Parque Nacional da Tijuca. Também não há cobrança de estacionamento.
- Há infraestrutura de bebedouros (naturais) e banheiros no parque.
- O centro de visitantes funciona aos finais de semana de 8h às 17h.
- Não esqueça de passar protetor e repelente, levar água, um lanche, usar roupas leves e sempre levar com você o seu lixo.

Quer conhecer outros passeios gratuitos no Rio de Janeiro? Baixe agora mesmo o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“, é só clicar na imagem abaixo:
Como chegar no Parque Nacional da Tijuca – Setor A
Para fazer a trilha do Mirante da Cascatinha você precisa se dirigir a entrada que fica na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. É possível chegar de carro, uber, táxi e pelas linhas de ônibus 302 e 645 – LECD38.
Uma ultima dica para quem visita o parque de carro é que para sair do parque você terá que passar pelo Açude da Solidão. Esse é outro atrativo do parque, um local onde também há mesas de piquenique e um ambiente bonito para fotos. Vale a parada!

Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Procurando por acomodações na Cidade Maravilhosa? Confira nosso artigo com opções de hospedagem separadas por bairro, para ajudá-lo a escolher o hotel perfeito de acordo com seu itinerário. Clique no link abaixo para acessar. Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]
Tem alguma outra dica sobre o Mirante da Cascatinha ou ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente nos comentários.