O Diário de Uma Viajante está fazendo valer esse ano de 2020. A grande novidade é que participamos, conjuntamente com mais 69 produtores de conteúdo, da elaboração do guia “Lugares Apaixonantes pelo Brasil“, lançado no último dia 29 de julho, onde falamos de 135 destinos afetivos no país, em 340 páginas.
O guia tem dois propósitos principais: no primeiro momento estamos recolhendo doações para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade e num segundo momento, quando for possível voltar a investir em viagens, a ideia principal é fomentar o turismo nacional, tão impactado pela pandemia do novo coronavírus.
Para ler em seguida:
Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa
Como deixar a casa mais aconchegante em tempos de isolamento social
O e-book foi inspirado numa ideia de blogueiros de viagens italianos, que se reuniram para montar um guia de seu país e arrecadar fundos para o combate à Covid-19.
A exemplo da experiência italiana, o objetivo é inspirar brasileiros a se (re)conectarem com o nosso Brasil por meio de destinos afetivos, promovendo um turismo mais focado na experiência.
Através deste guia, o leitor encontrará inspiração para fazer viagens fora do comum, incluindo todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, seja no interior ou em lugares menos óbvios nas grandes cidades, a exemplo de Cabaceiras (Paraíba), Baturité e Ibiapaba (Ceará), Amajari e Vale do Arabobo (Roraima), Ilha da Gigóia (Rio de Janeiro), entre outros.
A ação é uma iniciativa totalmente solidária, voluntária e, propositalmente sem patrocinadores, para que toda renda arrecadada seja distribuída integralmente a projetos sociais ligados ou não ao setor turístico.
Doações, instituições e projetos contemplados
O e-book é uma retribuição para quem fizer uma doação para a iniciativa, que recebe qualquer valor a partir de R$ 10. As metas de valores a serem arrecadados estão divididas em lotes para que possamos apoiar causas diversas.
A escolha das instituições foi feita por meio de votação entre os produtores de conteúdo envolvidos no projeto, de forma espontânea e democrática, a exemplo de todas as ações e medidas tomadas durante a criação do guia.
Com 3 dias de lançamento da campanha atingimos a primeira meta de R$ 10 mil e esse primeiro lote será destinado integralmente a operadora Vivejar, empresa social que estimula o turismo responsável e sustentável. A instituição atua em vários projetos junto a comunidades que vivem do turismo em todas as regiões brasileiras.
A operadora destinará as doações oriundas do e-book inicialmente a dois projetos que atendem seis comunidades que trabalham com turismo comunitário na Amazônia e no Rio de Janeiro. Tais comunidades perderam quase toda sua renda vinda do turismo.
O projeto Favela Orgânica, por exemplo, ajuda moradores das comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro; enquanto o Turiarte trabalha com artesãs locais em Santarém, no Pará.
Com o dinheiro arrecadado, a Vivejar distribuirá máscaras e álcool em gel para quatro comunidades da Amazônia, a fim de que os moradores possam se proteger durante a pandemia. Como esses lugares são remotos e de difícil acesso, muitas vezes ajudas básicas não chegam.
As outras duas comunidades que serão ajudadas no Rio de Janeiro receberão a doação de marmitas e sucos para as famílias que perderam sua renda do dia para a noite por conta da pandemia.
Para saber mais sobre a vivejar, acompanhe-os através do instagram @vivejarexperiencias.
Estamos agora em busca do atingimento da segunda meta para ajudar outras instituições. Dentre as mais votadas entre os produtores de conteúdo estão a Sítio do Mocó/ Associação da Serra da Capivara PI e a Mães da Favela.
Embora o projeto tenha sido feito de cidadãos para cidadãos, sem qualquer patrocínio, mesmo assim a contribuição de empresas será bem-vinda.