O que fazer em Ilhabela em 1 dia | Se você é do tipo que curte e praia e cachoeira, Ilhabela pode ser o destino perfeito para você.
Leia também:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
15 dicas práticas para você viajar mais barato [GARANTIDO]
A ilha tem uma excelente estrutura para receber turistas com opções de hospedagens para todos os bolsos, desde campings até hotéis de luxo. Preparamos um roteiro para quem tem apenas 1 dia para conhecer Ilhabela.
Onde fica e como chegar em Ilhabela?
Ilhabela é um arquipélago e fica localizada no litoral norte do estado de São Paulo, próximo a São Sebastião e Ubatuba.
Todos que chegam a Ilhabela de carro, a pé ou de ônibus devem pegar um ferry boat na cidade de São Sebastião para alcança-la. As balsas saem de 30 em 30 minutos entre 5h30 da manhã e 22h30. Após esses horários os intervalos são maiores. Valores R$ 19,00 dia de semana e R$ 28,50 aos finais de semana (valor por veículo – atualizado em maio de 2021).
A única opção de não passar pela balsa é se você estiver visitando a cidade de cruzeiro, nesse caso o navio não atraca em nenhum porto eles disponibilizam lanchas para fazer o transfer dos passageiros até o pier em Ilhabela. Esse foi o meu caso quando estive por lá.
Para chegar em São Sebastião de ônibus você pode usar a ClickBus, nossa nova parceira aqui do blog. Estamos falando de uma empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias. Através da plataforma deles você pode comparar e comprar as passagens de mais de 200 empresas oficiais de ônibus e você pode pagar com PIX ou cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.
O que fazer com 1 dia em Ilhabela?
Se você tem apenas um dia para desfrutar o local, nossa sugestão é que você fique na região central, também conhecida como “Vila”, onde fará o desembarque da balsa, para evitar grandes deslocamentos.
Se você está indo com intuito de visitar alguma praia em específico, como a de Castelhanos que é bem famosa por lá, você pode optar pelo passeio de barco para evitar perder muito tempo no trajeto.
A ilha é enorme, creio que o ideal para conhecê-la por inteiro é passar uns 7 dias por lá, lamentavelmente só tive a sorte de fazer um roteiro express.
Nossa sugestão de roteiro nesse artigo baseiam-se no centro histórico da ilha.
Passeio a pé pelo centro histórico
A “Vila” é fofa e bem organizada, cheia de lojinhas, cafés, galerias, mini shoppings, ciclovia e uma praça.
Faça uma caminhada de reconhecimento pelo centrinho, passando pela rua principal, onde ficam os principais bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.
Visite também a pequena e bela Igreja Matriz de Ilhabela (Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso), que fica acima de uma pequena colina e tem vista privilegiada para a praia. Ela data de 1806.
Você também pode observar a bela construção histórica da antiga cadeia e fórum.
Cachoeira da Água Branca
Essa cachoeira fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela (Parque das Cachoeiras) e é uma das mais visitadas da Ilha. Fica razoavelmente perto do centro (pouco mais de 3km do local onde é feito o desembarque da balsa) e a trilha é de nível fácil.
A cachoeira é bonita e grande, com 65m de altura é considerada a maior cachoeira de Ilhabela.
Você pode chegar nela se guiando pelos portões da cia elétrica local, mas a cachoeira é fechada para banho e só é possível tirar algumas fotos de longe.
Visitar uma das praias do centro
Ilhabela possui mais de 40 praias. As preferidas e que ficam mais próximas da vila são Santa Tereza, Praia do Saco da Capela, Itaquanduba, Itaguassu, Perequê e Curral. Escolha uma e aproveite o resto do dia para curtir um belíssimo pôr do sol.
A Praia do Saco da Capela, por exemplo, trás para o visitante um visual de veleiros e lanchas que ficam ancorados na marina.
Repleta de quiosques ao longo da orla, com mar tranquilo ela é excelente para famílias com crianças.
6 respostas
Olá, Débora! Também farei uma parada em Ilhabela, chegando por um cruzeiro. Vocês conseguiram ir a alguma praia, depois da visita ao Centro, ou só ficou pelo Centro mesmo. Obrigada pelo teu relato!
Olá, visitamos as praias próximo ao desembarque do cruzeiro, mas confesso que não são as melhores da Ilha.