Se você é morador de Jacarepaguá, ou já visitou o bairro algumas vezes, ou mesmo pegou a Linha Amarela no sentido Barra da Tijuca, com certeza você já avistou a igreja no alto de um moro que fica no bairro da Freguesia.
Essa é a Igreja Nossa Senhora da Penna, que alguns confundem com a Igreja Nossa Senhora do Loreto (esta última está situada em uma rua próxima à Igreja Nossa Senhora da Penna, mas são igrejas distintas).
A Igreja Nossa Senhora da Penna fica no alto de um rochedo que antigamente era chamado de Pedra do Galo, mas hoje é conhecido como Morro da Penna, a 170m de altura.
A igreja data de 1661, e é a segunda igreja mais antiga de Jacarepaguá, perdendo o posto apenas para a igreja de São Gonçalo do Amarante, no Camorim, que data de 1625.
Atenção: Não se trata da Igreja da Penha, no bairro de mesmo nome da Zona Norte da cidade.
Veja também
15 locais para tomar café da manhã no Recreio, Vargem Grande e Jacarepaguá
10 principais atrativos na Floresta da Tijuca
Como chegar na Igreja Nossa Senhora da Penna
Dirija-se ao bairro da Freguesia em Jacarepaguá com destino a Ladeira da Freguesia, nas proximidades da Av. Geremário Dantas, na altura da Linha Amarela. De lá pegue a Rua Nossa Senhora da Penna até o final para chegar na Igreja.
No local há estacionamento para carros com poucas vagas, por isso, se sua ideia é ir num domingo, chegue cedo ou vá depois do horário da missa.
Para quem não está de carro, uma outra maneira de chegar ao local sem ter que encarar a subida íngreme da rua é através de uma espécie de bondinho (funicular) que sobe 110 metros até o topo do morro e tem capacidade para 18 pessoas.
Aproveitando o local
Ao alcançar o topo desse ponto turístico pouco explorado, deslumbre-se com o panorama de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. De lá, além de ser possível avistar o mar, é possível enxergar também a icônica Pedra da Gávea e o Pico da Pedra Branca (Ponto mais alto da cidade do Rio).
As missas acontecem normalmente aos domingos e no local também há uma cantina, onde você pode comprar um lanchinho, caso esqueça de levar o seu. Também há uma espécie de playground que faz a alegria da criançada.
Além da igreja, há um caminho lateral que desce até uma gruta onde se encontra uma imagem da santa.
Um ponto importante é que só é permitida a visitação no interior da igreja nos horários de missa, pois no resto do tempo ela permanece fechada.
Vale saber também que á igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Esse artigo ainda não acabou, mas se você gosta de visitar igrejas, museus, fortes ou fazer trilhas no Rio de Janeiro, conheça o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São muitas opções econômicas para se divertir na cidade maravilhosa. Para baixar é só clicar na imagem abaixo:
História da Igreja Nossa Senhora da Penna
A Igreja Nossa Senhora da Penna tem sua origem cercada por histórias que se assemelham a lendas. Uma dessas histórias conta que um escravo, ao perder um animal do rebanho, apelou à Virgem Maria e teve uma visão de uma senhora vestida de azul e branco, que o guiou ao animal perdido. Em agradecimento, o fazendeiro mandou construir uma ermida no penhasco em homenagem à Virgem.
Outra versão mais verossímil, apresentada por Frei Agostiniano de Santa Maria em “Santuário Mariano” (1773), relata que por volta de 1664, o Padre Manuel de Araújo, vindo de Portugal, decidiu construir uma ermida no penhasco em louvor à Mãe de Deus, inspirado pela Igreja de Nossa Senhora da Penha em Leiria, Portugal.
Com o tempo, a igreja passou por períodos de grandeza e declínio, estando quase em ruínas em 1770. José Rodrigues de Aragão a restaurou, enfrentando desafios como a falta de água, até que um milagre atribuído à Virgem fez surgir uma fonte no morro. Aragão também doou alfaias, paramentos, terras e outras propriedades.
Devido à perda de documentos importantes, o primeiro compromisso da Irmandade não está registrado, mas em 1835 um novo estatuto foi organizado e aprovado pelo Regente do Império, Pe. Diogo Antônio Feijó, em 1836. Esse estatuto regeu a Irmandade até 1943, quando foi reformado.
Em 1865, a igreja passou por uma grande reforma realizada por Antônio Marques de Oliveira. Atualmente, a Igreja Nossa Senhora da Penna está vinculada à Paróquia de Nossa Senhora do Loreto.
A história da Igreja sofre pela falta de documentos, dificultando um relato mais preciso.
Fonte: Templos Católicos do Rio de Janeiro – Orlindo José de Carvalho – Manual, 2009
Informações úteis sobre a Igreja Nossa Senhora da Penna
Horário de Funcionamento: A visitação no interior da igreja só é possível nos horários de missa, já o pátio está aberto todos os dias de 8h às 17h (domingos até às 16h), que é o mesmo horário de funcionamento do plano inclinado (funicular).
Ingresso: Grátis. O bondinho também não é cobrado.
Infraestrutura: banheiros, bancos para descanso, lanchonete.
Estacionamento: Há estacionamento no local, contudo com poucas vagas
Contato: (21) 2447-9570
Endereço: Rua Nossa Sra. da Penna – Freguesia (Jacarepaguá)
Outros posts relacionados
– O que fazer em Vargem Grande e Vargem Pequena
– O que fazer na Ilha da Gigóia
– Bosque da Barra: Como chegar e o que fazer por lá
2 respostas
De onde sai o “funicular”?