Poucas pessoas já ouviram falar da Fortaleza de São João, ou apenas Forte São João. Ele fica localizado no Bairro da Urca e é um marco do início da colonização portuguesa no Brasil. Além disso o lugar é ideal para um passeio num dia de sol na cidade do Rio de Janeiro, pois além de ser super seguro é um passeio tranquilo, cheio de história e tem uma vista linda.
Veja também
8 cidades românticas para curtir no Rio de Janeiro
Como voltar de férias sem dívidas
Como é a visita na Fortaleza de São João
Para visitar o sítio histórico da Fortaleza é necessário fazer um agendamento prévio através do telefone 2586-2203 e escolher um entre os 02 horários disponíveis: 9h00 ou 13h30. As visitações são feitas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados e a tolerância máxima pra atrasos é de 15 minutos.
O local conta com duas praias privativas de uso exclusivo dos militares e seus dependentes: a Praia de Dentro, que fica voltada para o bairro da Urca e a Praia de Fora, que fica voltada para a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói. É na praia de fora que você deve deixar seu carro estacionado, caso você utilize esse veículo para chegar até o local.
A visita começa no Museu do Desporto do Exército, na ativa desde 2007. A ideia do museu é preservar a história da educação física militar também civil. Lá dentro é possível observar troféus e histórias das disputas do exército em esportes como judô, natação e vôlei, entre outros. Lá também há uma área dedicada ao craque Pelé, que serviu ao exército um ano depois da Copa que jogou em 1958. Quem diria!
A visita segue para a Praça da Fundação, toda em pedras portuguesas. Ela foi criada em homenagem aos fundadores da cidade e data de 1914. Mesmo que esse não seja o oficial marco zero da cidade, pois o oficial é o Morro do Castelo que fisicamente já nem existe mais, foi por ali que Estácio de Sá chegou em 1565 e fundou a cidade que primeiramente era chamada de São Sebastião do Rio do Rio de Janeiro, entre o Morro Cara de Cão (que também fica dentro do complexo) e o morro do Pão de Açúcar.
Depois de passar pelo portão histórico, seguimos pela a estrada D. Pedro II, que é a primeira estrada pavimentada da cidade e serpenteia pelo Morro Cara de Cão. A estrada possui algumas ladeiras (idosos e cadeirantes podem ter dificuldade de fazer o trajeto a pé e também por esse motivo, a idade mínima para visitação é de 8 anos).
A primeira parada revela uma vista linda para o bairro da Urca e para o Corcovado. Seguindo a rua, antes de alcançar o forte propriamente dito há uma outra parada no reduto São Teodósio, onde é possível observar o canhão vovô, um dos mais potentes canhões que já foi utilizado por aqui e também avistar o Forte Tamandaré da Laje, que fica numa posição estratégica no meio da baía de Guanabara e é um dos poucos fortes que ficam totalmente cercados pela água no Brasil (atualmente esse forte não recebe visitas).
Seguindo em frente alcançamos finalmente o Forte São João e seu museu histórico. Após passear pelas dependências da fortificação observando os canhões, as casamatas e a vista linda para Niterói.
Seguimos para o museu, que conta um pouco mais sobre as condições que ocasionaram a descoberta do Brasil e o cenário encontrado quando chegaram em terras canarinhas. Ele fala ainda sobre a colonização, a vinda da família real e a independência. O que me chamou a atenção nesse museu foram algumas bandeiras do Brasil que foram utilizadas antes da versão atualmente conhecida e também um enorme mural mostrando a localização de fortes que estão divididos entre a cidade do Rio e Niterói.
Atualmente funcionam no local também funciona a Diretoria de Pesquisa e Estudo de Pessoal (DPEP) e a Escola Superior de Guerra.
A visita tem duração média de 2h30min e o trajeto percorrido é de 2.500m.
Não esqueça de levar água, mas caso esqueça o local conta com dois quiosques que vendem lanches (um na praia de dentro e outro na praia de fora), além de banheiros no Museu do Desporto. A visita é grátis.
Quer conhecer mais um monte de atrativos gratuitos na Cidade Maravilhosa? Baixe o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e descubra, inclusive, alguns pontos turísticos “secretos” da cidade. Para baixar agora mesmo é só clicar na imagem abaixo:
Informações Úteis sobre a Fortaleza de São João
Horário das visitações: Sexta-feira, sábado, domingo e feriados. em dois horários, às 09h e às 14h(Necessário agendamento prévio)
Tempo de Visitação: 2h30min aproximadamente
Custo de entrada: Grátis
Estacionamento: gratuito no local, mediante disponibilidade no dia da visita
Infraestrutura: Banheiros e quiosques
Contato: Tel. (21) 2586-2203 / (21) 2586-2291 – Email: [email protected](marcação realizada somente por e-mail) – Site Oficial
Endereço: Av. João Luiz Alves, S/n – Urca
*Em caso de chuva, por questões de segurança, a visitação será automaticamente cancelada;
Outros artigos relacionados
– Fortaleza de Santa Cruz da Barra em Niterói – Como é a visitação?
– Conheça a trilha do Forte do Leme / Forte Duque de Caxias RJ
– Forte de Copacabana no Rio de Janeiro – Visitação e Café da manhã
6 respostas
Servi nessa fortaleza entre 1964/1965,entrei como soldado raso e sai como 3º sargento da reserva,pois cheguei a cabo da ativa.Trabalha na camera de tiro com o tenente Wilton e o sargento Rocha.Muito me orgulho de ser um Artilheiro,como nosso Presidente atual.Havia o S3 que era o capitao portela,e o tenente gomes da linha de tiro,foi uma epoca agitada e com muita prontidao,fiz alguns amigos e quase recebi a medalha Marechal Hermes,mais havia outro na cia de serviços que foi melhor do que eu.Mas aprendi muito,pois vc.lida com varios tipos de pessoas.Hoje com 73 anos resido em Niteroi e tenho 02 filhos já casados.E já visitei o Forte com minha esposa e minha filha mais velha.E não me arrependo ate hoje de ter servido o Exercito.