O inverno chegou e com ele a possibilidade de tirar alguns casacos do armário. Se você gosta de curtir o frio, com lareira, fondue e muito vinho, veja a nossa seleção de 13 destinos de inverno no Rio de Janeiro.
Para ler em seguida
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
13 destinos de inverno no Rio de Janeiro
1) Petrópolis
Um dos primeiros destinos que vem a cabeça quando pensamos em destinos de inverno no Estado do Rio de Janeiro é a cidade de Petrópolis.
A região é composta por belas montanhas, incluindo um núcleo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Outros destaques da região são a Cervejaria Bohemia e outros atrativos culturais como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumond, a Casa dos 7 erros e etc.
Quer saber quais são os 10 atrativos mais famosos de Petrópolis? Veja o artigo O que fazer em Petrópolis: 10 passeios para aproveitar bem a cidade
2) Teresópolis
Terê está a aproximadamente 100km do RJ e é uma ótima pedida para um Bate e Volta a partir do Rio para curtir um clima de frio. Ela também possui uma sede do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, cheio de trilhas e quedas d’água, o Mirante do Soberbo, com vista para o Dedo de Deus e a famosa cervejaria St. Gallen, que permite um tour guiado com degustação.
Quer saber mais sobre Teresópolis? Visite nosso artigo Bate e Volta em Teresópolis.
3) Penedo
Penedo também é queridinha dos cariocas quando falamos de destinos de frio. Com seu centrinho super charmoso, fábrica de chocolate, trilhas, cachoeiras além de pousadas e restaurantes espetaculares, ela não poderia ficar de fora da nossa lista de destinos de inverno. Saiba mais no post Bate e Volta em Penedo RJ: O que fazer por lá.
Veja aqui mais de 40 posts sobre a cidade do Rio de Janeiro
4) Itatiaia
Um combinado que vale super a pena e visitar Penedo junto com o Parque Nacional do Itatiaia. Esse que foi o primeiro parque nacional do Brasil reserva muitas belezas e atrativos.
Divido em duas partes (alta e baixa) os principais atrativos do parque são: Mirante do Último Adeus, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Véu da Noiva, o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras.
Veja nosso artigo completo sobre o Parque Nacional do Itatiaia.
5) Visconde de Mauá, Maromba e Maringá
Com certeza você já ouviu falar de Visconde de Mauá, mas será que já ouviu falar em Maromba e Maringá? Toda aquela região tomou fama e ficou conhecida como Visconde de Mauá, mas na verdade tratam-se de três distritos diferentes, divididos entre dois estados (Rio e Minas).
A região equilibra com perfeição, o clima relax trazido pela fartura de cachoeiras (visitadas inclusive no inverno) e vales, o cheirinho de roça e ainda pousadas charmosíssimas e restaurantes cheios de delícias.
Antigo reduto hippie dos anos de 1970 a região localiza-se numa área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira a aproximadamente 1200 metros de altitude, fazem divisa com o Parque Nacional do Itatiaia e é um local perfeito para passar alguns dias do inverno.
Veja o artigo completo sobre a região: Maromba, Maringá e Visconde de Mauá
6) Serrinha do Alambari
Na mesma região de Penedo e Visconde de Mauá fica um destino que vem fazendo sucesso nas redes sociais pela coloração das águas de suas cachoeiras: a Serrinha do Alambari.
A pedida no local é visitar os famosos poços: do dinossauro, do céu e das esmeraldas.
Veja aqui como chegar em cada um deles: Serrinha do Alambari: Poço do Céu, do Dinossauro e outros
7) Conservatória
Pulando para o Vale do Café, um local charmosinho que também pode ser considerado na hora de curtir um friozinho é Conservatória, o distrito faz parte do município de Valença e é conhecida como a “Cidade da Seresta”.
Prosperou durante o ciclo do café e atualmente é visitada principalmente pelas serenatas, que atrai inclusive o público da terceira idade, mas também pelos atrativos naturais que a região possui
Saiba tudo sobre o destino no artigo Conservatória, a cidade da Seresta.
8) Vassouras
Conhecida como a “Cidade dos Barões”, Vassouras é uma importante cidade do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro, com um esplêndido legado histórico cultural da era cafeeira, além de ser uma cidade encantadora.
Inclua no seu roteiro uma visita ao centro histórico, a Estação Ferroviária, ao Museu Cada da Hera e é claro algumas das belíssimas fazendas de café que existem por lá.
Saiba tudo sobre o destino no post O que fazer em Vassouras? – Bate e Volta
9) Rio das Flores
Preciso dizer que Rio das Flores foi uma cidade que me surpreendeu muito positivamente. Se você está buscando uma viagem de pura calmaria e de cenários que parecem ter saído de uma novela de época, Rio das Flores é o seu próximo destino.
Um lugar que guarda fazendas que são jóias preservadas do ciclo do café, e esse é o principal programa de quem visita a cidade, entretanto a cidade tem muitos outros atrativos como cachoeiras, uma cachaçaria artesanal, um centro histórico preservado e muito mais.
Sabia mais no post Aproveite um final de semana em Rio das Flores.
10) Miguel Pereira
Fechando as sugestões de cidades do Vale do Café eu indico Miguel Pereira. Uma cidade que vem despontando para o turismo e construindo muitos atrativos com inauguração prevista para 2021/2022, como o Mundo dos dinossauros – O maior parque de dinossauros do mundo.
A cidade é considerada como a que tem 3º melhor clima do mundo e só isso já é um incentivo em tanto para se deslocar até lá. Para deixar seu roteiro recheado de atrativos sugiro que conheça o Lago Javary, o Museu Ferroviário e a Maria Fumaça que fica do lado de fora, a famosa ponte férrea Engenheiro Paulo de Frontin e a Cachoeira do Poção.
Veja os outros atrativos da cidade no artigo O que fazer em Miguel Pereira: A cidade com 3º melhor clima do mundo.
11) Nova Friburgo
Esse é outro destino de inverno muito querido pelos cariocas. A pedida é escolher uma pousada bem charmosa no meio da mata para curtir dias de tranquilidade na espreguiçadeira da piscina, na jacuzzi com vista para as montanhas ou até mesmo na rede da varanda.
Dentre as programações pra se fazer na cidade, as mais pedidas são: o Jardim do Nego e a triha do Pico da Caledônia. Não deixe de fazer um stop para almoçar ou tomar uma sopa na Casa Suiça e a pedida para comer um fondue delicioso é o restaurante Le Bon Beck, definitivamente o melhor que já comi.
Saiba mais aqui: Como aproveitar Nova Friburgo
12) Lumiar e São Pedro da Serra
Na serra de Nova Friburgo estão escondidas duas jóias que podem ser visitadas em conjunto: Lumiar e São Pedro da Serra.
Lá você poderá visitar cachoeiras, praticar esportes radicais, comer em ótimos restaurantes, visitar uma cervejaria artesanal e conhecer as belíssimas praças de cada um desses distritos. Um passeio perfeito para um final de semana com temperaturas mais baixas.
13) Paraty
O que me impressiona em Paraty é a sua versatilidade. Ela funciona bem tanto para um destino de inverno quanto para um destino de verão e pode ser visitada o ano todo que sempre haverá o que fazer por lá.
É uma das minhas cidades favoritas no Estado e eu já perdi as contas de quantas viagens eu fiz pra lá, sempre planejando um novo retorno.
São tantos atrativos que não dá nem pra listar, mas se for a sua primeira vez na cidade, sugiro começar pelo post O que fazer em Paraty: Dicas para um roteiro na cidade.
Você curte fazer passeios gratuitos na Cidade Maravilhosa? Não deixe de baixar agora mesmo o nosso ebook 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias. São centenas de atrações com entrada franca no Rio de Janeiro:
Outros artigos relacionados
– 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro
– Melhores hotéis fazenda do Rio de Janeiro: 11 opções para conhecer no estado
– 7 cidades românticas na Serra da Mantiqueira