Uma pesquisa do IBOPE revelou que 42% dos brasileiros tem medo de voar em algum grau, desde um simples desconforto até o medo que impede as pessoas de voarem. Eu mesma tenho que reconhecer que, apesar de todo meu espírito “Wanderlust“, voar não é algo que me deixe muito confortável, especialmente quando estou sozinha e também fico muito tensa quando tenho um parente a bordo da aeronave, sempre fazendo minhas preces para que dê tudo certo.
O medo do avião em si pode ter relação com outras fobias, como a claustrofobia (medo de lugares fechados), medo de altura, medo de se envolver em um acidente, ou o simples medo de cair (meu caso), mas é preciso levar em conta que esse medo pode estragar suas férias perfeitas, estragar uma boa oportunidade de trabalho ou mesmo impedi-lo de viajar para visitar parentes que moram longe.
Nos casos menos graves existem algumas dicas e atitudes que podemos tomar para diminuir a ansiedade, reduzir um pouco do medo de estar dentro da aeronave e tornar a viagem menos estressante.
Dicas de como perder o medo de avião
– Fique de olho nas estatísticas
Segundo as estatísticas é 100 vezes mais perigoso fazer uma viagem de carro do que voar. De acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, as chances de se envolver num acidente de carro é de 1 em 112, enquanto num acidente de avião é de 1 em 8.357.
– Estude um pouco sobre o funcionamento dos aviões e entenda que turbulências são normais
Entenda que alguns barulhos que podem parecer assustadores fazem parte do procedimento do vôo, por exemplo no momento da decolagem, ou quando o trem de pouso é baixado um pouco antes do avião aterrizar.
As turbulências, que são vistas como algo muito desconfortável pelos passageiros, dificilmente vão derrubar um avião, pois os aviões são estruturados para resistir a elas.
– Evite cafeína, álcool ou “alimentos energéticos”
Alimentos como café, refrigerante, chocolate, bebidas alcoólicas e outros alimentos energéticos são estimulantes e podem potencializar o estresse já existente.
Como opção prefira investir num chá quentinho, roupas confortáveis, manter-se respirando profunda e lentamente tentando manter os músculos relaxados.
Investir em medicamentos calmantes ou aqueles que induzem o sono pode até ser uma opção, mas preferencialmente em vôos curtos, pois em vôos longos ele vai fazer o efeito “jetlag” aumentar na chegada ao destino, já que o tempo no avião não foi utilizado para já ir fazendo a adaptação para o novo horário.
– Escolha um lugar entre as primeiras fileiras do avião
As primeiras fileiras do avião até mais ou menos as fileiras que ficam em cima das asas tendem a balançar muito menos do que as fileiras que ficam na parte de trás da aeronave, além disso estar mais perto dos comissários de bordo e observar seu comportamento pode deixar o passageiro aflito um pouco mais confortável para suportar o voo. Uma outra dica é manter a janela do avião fechada para evitar ficar assustado com relâmpagos, chuvas, nuvens ou com a altura, por exemplo.
– Mantenha-se distraído
Uma ótima opção para tirar o seu foco do medo é distrair-se. Alguns aviões contam com uma TV para cada passageiro e essas disponibilizam jogos, filmes, séries, playlist musical que podem ser utilizadas para esparecer os pensamentos. Quando não disponibilizam a TV, elas disponibilizam um app (que deve ser baixado com antecedência) que tem basicamente as mesmas funções.
Se você é cliente Spotify pode montar a sua playlist off line antes mesmo de embarcar e se é cliente Netflix, que tal baixar os episódios da sua série favorita para assistir no voo?
Uma outra opção pode ser levar uma revista ou um bom livro para ler a bordo do avião. Tá sem idéias de livros para ler? Acesse o post 8 livros de viagem para te inspirar.
– Tenha sempre em mente o motivo da sua viagem
Mantenha-se motivado! Seja porque você está indo a trabalho para uma reunião importante, visitar os parentes ou explorar novas culturas e se divertir, pense nas coisas boas que te levaram a esse momento e a enfrentar o medo.
Como falei no início, também tenho certo medo de estar a bordo de um avião, mas fato é que isso nunca me impediu de voar (mesmo que algumas vezes tenha embarcado chorando).
O mais importante é ter consciência do seu medo e se não for algo pequeno, que você consiga superar simplesmente seguindo essas dicas, não tenha medo de pedir ajuda. Existem muitas terapias, cursos e até aplicativos que podem te ajudar a resolver o problema.
E o mais importante: Não deixe o medo ditar a sua vida!
Importante: Não viaje sem seguro!
Consulte os preços na Real Seguros. Além de ser parceiro aqui do blog, o site apresenta informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para as suas necessidades. E fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.
Outros posts relacionados
– Descubra se você é viciado em viajar
– Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
– Passo a passo para tirar o passaporte brasileiro
3 respostas