Com a chegada de dias mais quentes é comum que os cariocas procurem alternativas para se refrescar além das praias na cidade do Rio de Janeiro. O circuito das Cachoeiras do Horto é uma opção de quedas d’água que ficam localizadas dentro do Parque Nacional da Tijuca, e podem ser uma ótima opção de passeio para os dias de calor.
Para ler em seguida:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
Quanto vai custar minha viagem?
Veja nesse artigo como chegar nessas cachoeiras, informações sobre a trilha, infraestrutura do parque e outras dicas.
Como chegar na Cachoeira do Horto
Muitos acessos podem levar até a Cachoeira do Horto, porém o melhor deles é pegar a Rua Pacheco Leão, que fica no bairro do Jardim Botânico, e ir subindo em direção a Vista Chinesa pela Estrada Dona Castorina, que leva direto a portaria do parque.
Vale saber que a entrada nesse setor do Parque Nacional da Tijuca está interditado para veículos desde o início do pandemia e não há espaço para estacionar próximo a guarita.
Minha sugestão é que estacione nas ruas residenciais que ficam mais abaixo, próximo ao ponto final do ônibus 409, e subir andando ou de uber até a entrada.
Alguns motoristas optam por deixar o carro em local proibido num recuo próximo ao portal de entrada, contudo essa prática está sujeita a guincho e a guarda municipal costuma fazer patrulhamento na região, especialmente aos finais de semana.
O mesmo ônibus 409 é uma opção para aqueles que optam por esse meio de transporte ou ainda pegar o metrô até a estação Jardim de Alah e depois pegar um uber para percorrer os últimos 4 km até chegar ao parque, trajeto esse feito em 10 minutos.
Quando ir na Cachoeira do Horto
O circuito das cachoeira do horto pode ser feito o ano inteiro, mas alguns pontos devem ser levado em consideração: dias de chuva devem ser expressamente evitados, pelos riscos de tromba d’água e por essa ser uma trilha com muitos pontos de pedras escorregadias.
No verão, feriados e férias escolares apesar do clima mais quente favorecer o banho nas águas geladas e o volume de água ser mais alto justamente por conta das chuvas, o movimento costuma ser bem alto, então fique sabendo que as cachoeiras do horto ficam muito cheias. Quem quer tranquilidade deve evitar esse período.
No inverno as cachoeiras ficam bem vazias, o volume de água também cai bastante e as temperaturas muitas vezes vão impedir que você aproveite o banho.
Primavera e outono são boas épocas para se refrescar nessas águas, escolha um dia mais quente e simplesmente vá.
Trilha da Cachoeira do Horto e da Cachoeira do Chuveiro
Quem decide se deslocar para conhecer esse circuito de cachoeiras fica feliz por não ficar apenas na contemplação, já que essas cachoeiras são abertas para visitação e banho.
A primeira queda d’água, conhecida como Cachoeira do Quebra, está entre as cachoeiras de mais fácil acesso no Rio, já que fica praticamente na beira da Estrada Dona Castorina. Da portaria do parque até a Cachoeira do Quebra são cerca de 2km subindo pela pista, o que dá uma média de 15 a 20 minutos de subida dependendo do seu ritmo.
Contudo, além da cachoeira que fica a beira da estrada, um circuito de outras quedas e poços se relevam por mais 150 metros até a Cachoeira do Chuveiro (que alguns chamam de Cachoeira do Horto por ficar nessa região do Horto Florestal).
A trilha que leva até a Cachoeira do Chuveiro, é considerada leve e é até bem curta e pode ser percorrida em cerca de 20 -25 minutos, porém, vale saber que existem dois trechos mais desafiadores. Um logo no inicio, onde a subida é auxiliada por uma corda, mas se a pedra estiver molhada pode se tornar bem difícil e escorregadio, por isso é importante sempre estar calçando sapatos apropriados.
O outro trecho mais complexo fica mais ao final do trajeto, pouco antes de alcançar essa última cachoeira, onde é necessário fazer uma pequena escalada e um pouco mais de força e apoio com os braços para subir uma parede vertical.
Mas antes de falar da Cachoeira do Chuveiro, saiba que você encontrará alguns pocinhos ao longo do caminho que você pode parar tranquilamente para se refrescar antes de chegar ao seu destino final, vale saber que eles também são opções mas vazias as cachoeiras mais famosas, especialmente no verão.
A Cachoeira do Chuveiro figurou como minha favorita. Além de ser a que tem maior incidência de sol e de ter o poço mais amplo, ela é uma cachoeira diferenciada pela sua ducha de 5 metros cair numa espécie de “box”, o que faz a cachoeira ter esse nome.
Tive a sorte de visitar a cachoeira num dia muito ensolarado após vários dias de chuva, então a quantidade de água estava bem generosa, inclusive formando um bom poço para banho.
Dicas da Cachoeira do Horto
Se você não tem o costume de fazer trilhas ou é acostumado a fazer apenas trilhas muito leves eu recomendo que você faça esse circuito acompanhado de um guia. Não só pela questão da segurança, mas porque ele pode te orientar inclusive em como atravessar os pontos mais complexos para chegar no seu destino final.
Fiz essa trilha acompanhada da Guia Rebecca Miller, que você pode acompanhar pelo instagram @rebeccamillertour
Se você curte fazer passeios gratuitos na Cidade Maravilhosa não deixe de conhecer o guia 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro além das praias, com centenas de opções de passeios grátis na cidade:
Informações Úteis
Deste 14 de maio de 2021 o setor serra carioca do Parque Nacional da Tijuca, onde ficam essas cachoeiras e poços voltou a funcionar de 8h às 17h, e as cachoeiras estão liberadas para banho, desde que não haja aglomeração.
A entrada no parque é gratuita.
Muitas pessoas utilizam a Cachoeira do Quebra para fazer oferendas, pelo fácil acesso o local costuma ficar mais poluído, apesar do parque não permitir que as oferendas sejam deixadas no local.
Para melhor aproveitamento da trilha dê preferencia para roupas leves, sapato fechados, idealmente aqueles com maior aderência e firmeza. Leve água e algum lanche leve como frutas, barra de cereal, sanduíches ou até petiscos como amendoim e bananada que servem para levantar a energia.
Ah! Não esqueça sua roupa de banho e seu certificado de vacinação de COVID-19.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Vai se hospedar na cidade? Conheça as melhores opções de hospedagem do Rio de Janeiro divididos por bairros e regiões e escolha a opção de hotel que melhor te atende. Veja nosso artigo Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]
3 respostas
Excelentes dicaaaaaas, amo esse blog,sensacional em detalhes.
Muito bom uso sempre para referências.
Ah! Tão feliz com esse comentário. Só tenho a agradecer mesmo. <3
Excelente roteiro foi um prazer guiar você!