Mesmo já sendo uma viajante experiente tenho que confessar que minha ansiedade pré viagem ainda continua me consumindo, e isso é muito mais normal do que a maioria das pessoas pensam. Ansiedade essa que, logo é acalmada na chegada ao destino. O maior problema nisso tudo é que os dias que antecedem a viagem podem se tornar um inferno para quem sofre de TPV (Tensão pré viagem).
Quando pesquisamos o significado da palavra ansiedade encontramos, dentre várias, a seguinte definição: “estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso”. Ou seja, o que está do lado de lá, o medo do desconhecido, nos causa apreensão.
Dentre os sintomas relatados por quem sofre de TPV estão: alteração dos batimentos cardíacos, perda de sono, dor de barriga, diarreia e outras manifestações.
E aí você me pergunta: Mas o que pode causar medo numa pessoa que está indo viajar? Ora, muitas coisas. E se eu chegar atrasado e perder o voo? E se a minha mala extraviar? E se eu ficar perdido e não encontrar meu hotel? E se eu chegar no hotel e a reserva não estiver feita? E se eu tiver que procurar por outro hotel e todos estiverem lotados? E se eu não passar pela imigração? E se o dinheiro que reservei pra levar não for suficiente? E se eu não conseguir me comunicar em outro idioma? E se eu ficar doente? E se eu esquecer de levar alguma coisa? E se não der tempo de fazer tudo?
São tantas dúvidas que a pessoa ansiosa fica extremamente obsessiva de que algo possa dar errado. Eu não sou especialista no assunto, mas como já passei muitas vezes por essa situação vou dar algumas dicas do que eu faço para esse período pré viagem ser menos árduo.
A solução que encontrei foi fazer uma lista do que possa vir a dar errado e pensar em formas de prevenir esses aborrecimentos, além de estudar bastante o destino para já ter uma ideia do que vou encontrar por lá, especialmente se for um destino internacional com uma cultura muito diferente da nossa.
Se você tem medo de perder o vôo
Confira na passagem mais de uma vez qual é o seu aeroporto de saída (para cidades que possuem mais de um aeroporto) e saia de casa com bastante antecedência, especialmente se a sua cidade costuma ter problemas com o tráfego.
Se você está saindo num horário ingrato, como às 3h da manhã poque seu voo é muito cedo e você vai usar algum serviço de transporte privado, como o Uber, já deixe a sua corrida agendada para não correr o risco de não encontrar um carro disponível nesse horário.
Se você tem medo de ter a sua mala extraviada
Ainda não passei pelo infortúnio de ter uma mala extraviada, mas para driblar essa situação, já que não há como prevenir um fato como esse, ande sempre com uma muda de roupa na bagagem de mão, assim ao chegar no destino você conseguirá ao menos tomar um banho e ter roupas limpas.
Além disso, uma excelente opção para não ter que arrancar os cabelos se a sua mala for extraviada é contratar um seguro viagem. As seguradoras normalmente garantem, assistência na localização da bagagem, o que significa que ela vai entrar em contato com a companhia aérea para localizar a sua bagagem, bem como se encarregará de entregá-la quando ela for localizada. Lhe pagará também um seguro de atraso de bagagem, ou seja, um valor que irá cobrir despesas para compras de artigos pessoais enquanto sua bagagem não é localizada e ainda um valor por bagagem extraviada, que consiste no pagamento de uma indenização complementar ao valor pago pela cia aérea quando a sua bagagem não é localizada. Consulte as condições gerais para cada um desses itens antes de adquirir o seu seguro.
Para contratar um seguro vigem, minha sugestão é que você consulte os preços na Real Seguros. O site apresenta informações várias seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para as suas necessidades.
Se você tem medo de ficar perdido e não encontrar seu hotel
Para prevenir essa situação tenha em mãos o endereço do hotel onde ficará hospedado e pesquise no Google Maps a localização do mesmo, bem como nomes de pontos de referência que ficam nos arredores.
Idealmente, tenha na cabeça pelo menos duas opções de como alcançar seu hotel, seja de taxi, transfer, trem ou transporte público e caso vá fazer uso do transporte público, tente chegar na cidade já tendo uma breve ideia de como utilizá-lo.
Se tem medo de chegar no hotel e não encontrar sua reserva
Para evitar uma situação desconfortável como essa sempre escolha um site confiável para fazer sua reserva. Aqui no blog somos parceiros do Booking.com, eu costumo fazer as minhas reservas através desta plataforma e nunca tive problemas.
Se você não se sentir seguro para fechar seu pacote de viagens por conta própria pela internet, procure uma agência.
Se você tem medo de não levar dinheiro suficiente
Além do valor que irá levar em espécie, leve um cartão de crédito para emergências. Não esqueça de entrar em contato antecipadamente com seu banco para fazer o desbloqueio do cartão para utilização no exterior caso o seu destino seja internacional.
Se você não possui cartão de crédito pense em levar uma parte do valor num cartão pré pago, também para ser utilizado como emergência. Se até o final da viagem você não utilizar o valor que foi carregado você pode fazer comprinhas no free shop, deixar o valor no cartão para uma próxima viagem, ou fazer um saque do valor restante no cartão.
Se você tem medo de não conseguir se comunicar em outro idioma
Bom, se você fala inglês você já resolveu boa parte dos seus problemas, visto que essa é a língua oficial governamental falada em mais de 60 países. Mas se pelo contrário você não fala nenhum outro idioma além do português eu te dou algumas sugestões:
1) Escolher para viajar países que também falem português ou pelo menos espanhol.
2) Fazer um cursinho rápido, um curso online ou ler um livro que ensina o idioma local antes da viagem.
3) Se você é do tipo mega aventureiro você pode tentar viajar levando anotado algumas frases importante do idioma local, para pedir ajuda, por exemplo, ou ainda baixar no celular o app do Google tradutor. Quando você fala a frase em português ele traduz para o idioma local ou se você fotografar algo escrito ele também irá traduzir para o português para você.
4) Você pode optar viajar com pacotes de excursões que tenham guia em português. Hoje muitos países oferecem essa facilidade, inclusive para destinos exóticos. Para essa opção também sugiro que você procure uma agência de viagens.
Se você tem medo de ficar doente
Mais uma vez vale a dica do seguro viagem. Ao contratar um seguro você tem cobertura de despesas médicas hospitalares, cobertura odontológica, farmacêutica, fisioterapia, dentre muitos outros serviços não só relacionados a saúde, mas inclusive prevendo serviços de reembolso em caso de cancelamento de viagem.
Novamente vale a consulta na Real Seguros. E fique ligado na hora oferece algum cupom para um desconto adicional.
Se você você tem medo de esquecer de levar algum item importante para sua viagem
Não deixe para fazer a sua mala em cima da hora de viajar. Faça uma lista do que pretende levar com antecedência. Para facilitar, aqui no blog temos um post completo que pode te ajudar com esse tema: Checklist de viagem: O que levar na mala.
Se você tem medo de não conseguir fazer tudo o que planejou
Onde está escrito que precisamos fazer uma maratona para conhecer tudo o que existe num destino? Melhor conhecer bem o que você se propôs, do que sair correndo pelos pontos turísticos para garantir a foto nas redes sociais e voltar de férias mais cansado do que saiu.
Proponha-se a conhecer a cultura do lugar, a observar como as coisas funcionam, a conhecer pessoas e a viajar mais devagar. Você já ouviu falar de Slow Travel? Leia tudo neste post.
Se você tem outros medos
Se seus medos são outros que não os que descrevemos acima, faça uma lista com eles e tente pensar numa solução antes de embarcar ou compartilhe conosco aqui nos comentários, quem sabe eu ou outros viajantes não podemos ajudar? Só não deixe que sua TPV acabe estragando ou prejudicando as férias tão sonhadas e planejadas.
Tenha em mente que nem tudo será perfeito, imprevistos acontecem, entretanto, como já dizia o velho ditado “a prática leva a perfeição” e com o tempo todos nós aprendemos a ficar menos ansiosos e a viajar melhor.
Outros Posts Relacionados
– Dicas para superar o medo de voar
– Como lidar com regionalismo durante as viagens
– Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
2 respostas