Já pensou montar um roteiro de viagem pelo país passando por lugares já mundialmente classificados como imperdíveis? A Organização das Nações Unidas já fez esse trabalho pra gente e nos dá uma lista dos Patrimônios da Unesco no Brasil.
A UNESCO utiliza 10 critérios para classificar a importância desses “locais” e depois reconhecê-los como patrimônio, e os “candidatos” precisam se enquadrar em pelo menos um dos critérios. Mas o objetivo básico é reconhecer sua relevância para a humanidade, seja por sua importância cultural, sua beleza natural, expressão histórica, mas também incentivar sempre a conservação e preservação dos mesmos.
Após o recebimento do título é obrigação do governo garantir a conservação do local e ele passa a ser protegido pela entidade.
O Brasil possui atualmente (abril de 2018) 21 Patrimônios Culturais, Naturais e Históricos e é o segundo pais com a maior quantidade de patrimônios reconhecidos na America Latina, ficando apenas atrás do México que possui atualmente 33 patrimônios reconhecidos.
Na lista abaixo separamos 8 dos 21 patrimônios do Brasil para servir de inspiração para a sua próxima viagem.
Patrimônios da Unesco no Brasil
1 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia (Cultural)
Salvador é um local conhecido por seus sabores, sua cultura e inúmeros outros fatores, como ter sido a primeira capital do Brasil. Não menos importante, seu centro histórico com aquele casario colorido e tantas igrejas que daria pra passar um ano visitando a cidade, faz com que Salvador tenha sido nomeada como Patrimônio da Unesco em 1985. Se você está planejando um roteiro na cidade não deixe de ler o post O que fazer em Salvador em 3 dias? E veja aqui opções de hospedagem em Salvador.
2 – A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais (Cultural)
Quando o Brasil entrou na lista de patrimônios pela primeira vez foi graças a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais e isso ocorreu em 1980. A cidade foi de extrema importância para o período da mineração no país e atualmente ainda carrega um grande peso com sua relevância histórica e cultural. Se você está indo visitar a cidade recomendo que leia o post Roteiro: 3 dias em Ouro Preto e veja aqui algumas opções de hospedagem por lá.
3 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (Cultural)
O centro histórico da cidade de Olinda em Pernambuco também está na lista de Patrimônios da Unesco no Brasil e passa a fazer parte dela no ano de 1982. Para entender sobre a riqueza histórica de Olinda bem como sua importância cultural recomendo que leia o post do blog Contando as Horas: Roteiro de 1 dia em Olinda.
4 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (Cultural)
E o meu Rio de Janeiro? As paisagens cariocas também figuram nessa lista desde 2012 e segundo o próprio site da UNESCO fazem parte dessa paisagem “os pontos mais altos das montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar. Nessa paisagem estão incluídos o Jardim Botânico, fundado em 1808; as Montanhas do Corcovado, com a famosa estátua do Cristo Redentor; além dos morros ao redor da Baía de Guanabara, que incluem as amplas paisagens desenhadas ao longo da Praia de Copacabana. A cidade do Rio de Janeiro também é reconhecida pela inspiração artística que oferece a musicistas, paisagistas e urbanistas”. Vale lembrar que o blog é especialista no destino Rio de Janeiro e temos mais de 30 posts sobre a cidade com opções de trilhas, roteiros, passeios, entre outros.
Veja também Património Mundial da UNESCO em Portugal pelo blog Berço do Mundo
5 – O Centro Histórico de São Luís do Maranhão (Cultural)
Em 1997 o centro histórico de São Luís, no Maranhão foi incluído na lista de patrimônios da Unesco no Brasil. A cidade que foi fundada por franceses e ocupada por holandeses antes da chegada dos portugueses data do final do século XVII. Com uma grande quantidade de edifícios do centro histórico preservado, São Luis um conjunto arquitetônico extraordinário e é exemplo de uma cidade colonial das nações ibéricas. Veja no blog Viajento o post sobre um Passeio no centro histórico de São Luís para saber mais detalhes sobre a cidade.
6 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais (Cultural)
Já no ano de 1999 foi a vez do centro histórico de Diamantina entrar na lista, com sua importante história no garimpo de diamantes do século XVII. O blog Retrip tem um post completo sobre a cidade: O que fazer em Diamantina MG – Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
7 – Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina (Natural)
Em se tratando de patrimônios naturais o primeiro a entrar na lista foi o Parque Nacional do Iguaçu e isso ocorreu em 1986. Na viagem que fiz para Foz eu pude entender de perto o porque de tamanha beleza e eu conto tudo no post Foz do Iguaçu – Roteiro e Dicas Práticas. Veja aqui algumas opções de hotéis na cidade.
Para ter acesso a lista com todos os Pratrimônios da UNESCO no Brasil é só clicar aqui.
Foto destacada na miniatura: Igreja N. Sra. do Carmo em Ouro Preto
Outros posts relacionados
– 8 livros de viagem para te inspirar
– 7 destinos que prometem fazer sucesso em 2018
– 15 aplicativos para otimizar sua viagem
5 respostas
Adorei essa lista! Super interessante o post! Nosso pais tem lugares incríveis mesmo! 😉
Ah! Que legal que curtiu Helen.
Obrigada pelo comentário e pela visita. 🙂
Oi, Debora
Sou louca para conhecer São Luis e Diamantina. Esse post ficou ótimo!!!
Queria agradecer por indicar o meu post de Olinda! 😀
Oi Bruna, eu é que agradeço pela visita e pelo comentário! 😉
Muito bom saber disso! Aqui ainda falta o centro de São Luís do Maranhão, Ouro Preto e Diamantina, botei (mais ainda) na lista do “quero ir”!