Trilhas no Rio de Janeiro: Confira 10 opções

No Rio de Janeiro, as oportunidades para explorar a beleza ao ar livre são praticamente infinitas, especialmente se você é amante das trilhas. Quer seja um ávido montanhista ou um caminhante casual, a diversidade de trilhas no Rio garante uma experiência inesquecível para todos.

De caminhadas tranquilas a desafios que elevam a adrenalina, prepare-se para descobrir paisagens de tirar o fôlego que só este lugar único pode oferecer. Vista seu par de tênis mais confortável, carregue a câmera e venha conosco explorar os tesouros naturais cariocas que prometem enriquecer seu espírito aventureiro e renovar suas energias.

Conheça 10 trilhas no Rio de Janeiro para aproveitar os dias ensolarados da Cidade Maravilhosa.

Veja também
11 parques gratuitos no Rio de Janeiro para curtir com a família
Pôr do sol no Rio de Janeiro: 10 lugares para assistir esse espetáculo

1 – Parque da Catacumba

O Parque Natural Municipal da Catacumba, situado à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, é uma área de conservação ambiental que proporciona vistas deslumbrantes do Morro do Corcovado e do Morro dos Irmãos.

Com 27 hectares, o parque é um local ideal para atividades ao ar livre, oferecendo uma trilha circular de baixa dificuldade que passa por mirantes como o do Sacopã e o do Urubu, cada um apresentando paisagens inspiradoras.

Além das trilhas, o parque conta com espaços para tirolesa, arvorismo e um playground infantil. A entrada é gratuita e o parque possui infraestrutura de apoio como banheiros e bebedouros. Para saber maiores detalhes, visite o artigo Parque da Catacumba na Lagoa – RJ: Como chegar e fazer a trilha.

Mirante do Urubu no Parque da Catacumba
Mirante do Urubu no Parque da Catacumba

2 – Pista Cláudio Coutinho

Localizada ao lado do Pão de Açúcar no bairro da Urca, a Pista Cláudio Coutinho é perfeita para quem deseja caminhar ou correr enquanto aprecia a beleza que fica ao seu redor.

Esta pista asfaltada e plana tem 1.250 metros de extensão, oferece um percurso agradável entre o mar e os morros do Pão de Açúcar e da Urca. A meio caminho, há uma opção para quem quiser subir o Morro da Urca, uma trilha que leva cerca de 30 minutos até o topo, onde se pode admirar uma vista ampla da região.

A pista é reservada para o uso de pedestres, com restrições a animais de estimação, bicicletas, skates e patins, assegurando um passeio tranquilo para todos. Aberta das 6h às 18h sem cobrança de ingresso, é uma escolha acessível para aproveitar a natureza do Rio de Janeiro. Após a atividade, a Praia Vermelha e a mureta da Urca são ótimos locais próximos para relaxar e continuar a desfrutar da tranquilidade e das vistas da área. Veja mais no artigo Pista Cláudio Coutinho – Caminho ou trilha ao lado do Pão de Açúcar.

trilhas no Rio de Janeiro
Pista Claudio Coutinho

3 – Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Localizado no Leblon, o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos oferece uma oportunidade para os visitantes que desejam curtir a natureza sem se aventurar por trilhas íngremes. Embora o parque possua rotas que podem ser completadas de carro, a sugestão é percorrer esses caminhos a pé para uma imersão completa no ambiente natural e para apreciar as vistas deslumbrantes com mais tranquilidade.

Os visitantes podem explorar quatro mirantes principais que proporcionam vistas panorâmicas do Corcovado, das praias do Leblon e Ipanema, e da Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros pontos icônicos da cidade. Caminhar pelo parque não só permite um contato mais próximo com a natureza, mas também oferece a chance de ver de perto as esculturas de Oscar Niemeyer e explorar o recém-criado jardim de borboletas.

O acesso ao parque é gratuito, e ele está aberto de terça a domingo, das 6h às 17h, ideal para quem procura uma experiência relaxante e enriquecedora ao ar livre.

Saiba mais detalhes no nosso artigo Parque Penhasco Dois Irmãos no Leblon está revitalizado: Como chegar e visitar.

4 – Pico da Tijuca

Subir o Pico da Tijuca, o segundo ponto mais alto do Rio de Janeiro com 1022 metros de altura, garante aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Para chegar ao início da trilha, acesse o Parque Nacional da Tijuca pelo Alto da Boa Vista.

A trilha de 2800 metros passa pela Cascatinha Taunay e pela Capelinha Mayrink, proporcionando oportunidades para belas fotos e um refresco em um poço natural. A caminhada é relativamente fácil, com a exceção de uma escadaria de 117 degraus equipada com correntes. Do topo, as vistas incluem a Barra da Tijuca, Maracanã, e até Niterói em dias claros.

O parque está aberto das 8h às 17h, mas a trilha deve ser iniciada até as 14h. A entrada é gratuita e há infraestrutura básica como bebedouros e banheiros. É recomendado levar lanches e água para o percurso. Confira todos os detalhes no artigo Trilha do Pico da Tijuca – Como chegar e detalhes sobre a trilha.

5 – Pedra do Pontal

Localizada no final do Recreio dos Bandeirantes, a Pedra do Pontal separa a Praia do Recreio da Praia do Pontal e oferece uma trilha de dificuldade leve, ideal para aqueles que buscam um contato próximo com a natureza sem grandes desafios.

É recomendável começar a trilha cedo pela manhã para evitar o calor intenso e a alta da maré, que pode transformar a península em uma ilha. A trilha começa na praia e segue pela faixa de areia que separa as praias do Pontal e da Macumba, subindo pelo rochedo onde inicialmente o caminho é mais íngreme, mas logo se torna mais suave. Embora a trilha não seja sinalizada, ela é bem demarcada e frequentemente usada, o que minimiza as chances de se perder. O ponto mais desafiador é a escalada final, onde é necessário usar uma corda para superar um trecho íngreme. No cume, a vista inclui pontos como a Pedra da Gávea, Pedra Bonita e as cadeias de montanhas do Parque Estadual da Pedra Branca, oferecendo um panorama espetacular.

Para saber mais detalhes acesse o artigo Trilha da Pedra do Pontal no Recreio – Rio de Janeiro

trilhas no Rio de Janeiro
Pedra do Pontal

6 – Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté, localizado no Parque Municipal Natural da Prainha, oferece uma vista espetacular para as praias da Zona Oeste.

O parque foi inaugurado em 2001 e abrange 147 hectares de área de conservação ambiental. A trilha para o Mirante do Caeté é considerada de nível fácil e leva aproximadamente 30 a 40 minutos. Não há cobrança de ingresso, e o parque está equipado com infraestrutura de banheiros, chuveiros, bebedouros e um centro de visitantes, funcionando das 8h00 às 17h00. Além do mirante, o parque oferece uma trilha ecológica circular para a observação da fauna e flora locais, espaços para piquenique e um parquinho para crianças.

Ao seguir a trilha para o Mirante do Caeté, você passará por mirantes naturais com vistas para a Prainha. Ao alcançar o topo do Mirante do Caeté, a recompensa é uma vista panorâmica que inclui a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Praia do Recreio, a Praia da Barra da Tijuca e até a icônica Pedra da Gávea.

Para mais informações, consulte o artigo completo Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha.

7 – Morro dois Irmãos

A trilha do Morro Dois Irmãos oferece uma das vistas mais estonteantes do Rio de Janeiro, proporcionando um panorama de 360° que inclui desde a Praia de Ipanema até o Cristo Redentor. Localizado entre o Leblon e a comunidade pacificada do Vidigal, o acesso ao morro começa nesta última.

A trilha, com cerca de 1,6 km de distância e 533 metros de altitude, leva aproximadamente de 40 minutos a 1 hora para ser completada, dependendo do seu ritmo. É considerada de dificuldade moderada. Ao longo do caminho, você encontrará um mirante natural onde é possível observar a comunidade da Rocinha, a praia de São Conrado, a Pedra da Gávea e parte da Barra da Tijuca. A vista do pico é simplesmente magnífica, abrangendo a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Ipanema e Leblon, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e até Niterói.

Encontre detalhes adicionais no artigo Trilha do Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro – Como subir e aproveitar o mirante.

Pedra do Pontal
Vista do Morro dois Irmãos

8 – Pedra Bonita

A Pedra Bonita também está localizada no Parque Nacional da Tijuca, e é um dos pontos mais cênicos do Rio de Janeiro. A trilha para o seu cume é relativamente fácil, cobrindo uma distância de cerca de 1.200 metros com uma caminhada de 40 minutos a 1 hora, tornando-se uma excelente opção para quem procura um contato próximo com a natureza e vistas impressionantes.

A trilha leva os visitantes através de uma mata de reflorestamento e termina em um trecho descampado. No cume, há um grande platô de onde se pode desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade, incluindo a Pedra da Gávea, as praias da Barra da Tijuca e de São Conrado, o Morro Dois Irmãos e o Corcovado.

A trilha é aberta das 8h às 17h, com a última entrada às 15h. A entrada é gratuita e há um pequeno estacionamento disponível, porém as vagas são limitadas, então chegar cedo é recomendado. No mesmo local da trilha, também está situada uma das rampas de voo livre mais famosas, onde é possível assistir aos saltos ou até mesmo experimentar um voo de parapente ou asa delta.

Confira o artigo Trilha da Pedra Bonita – Como chegar e fazer o percurso para mais insights.

9 – Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga

A Pedra da Tartaruga, situada no Parque Estadual da Pedra Branca em Barra de Guaratiba, é um destino encantador para os amantes de trilhas. Este local oferece uma combinação perfeita de aventura e paisagens naturais pouco exploradas, incluindo uma vista privilegiada das “Praias Selvagens” do Rio.

A trilha até o topo da Pedra da Tartaruga tem 98m de altitude e é considerada de nível médio. O percurso de cerca de 1,6 km leva aproximadamente uma hora, passando pela encantadora Praia dos Búzios. O caminho é bem marcado, e, para aqueles que desejam explorar além, é possível desviar para a Praia do Perigoso antes de atingir o cume. A trilha é segura e oferece um dos visuais mais belos da região, com vista para a Praia do Meio, Praia Funda, Praia do Inferno, e até mesmo para o Grumari e Recreio dos Bandeirantes.

Acesse nosso artigo detalhado para mais informações: Trilha da Pedra da Tartaruga RJ | Barra de Guaratiba, Zona Oeste Rio.

10 – Pedra da Gávea

Uma das mais difíceis trilhas da cidade e com certeza a mais recompensadora. Leva-se de 3h a 4h de caminhada ou “escalaminhada” para alcançar seu cume, mas o visual lá de cima é arrebatador. A famosa Pedra da Gávea pode ser conquistada sim. Saiba tudo no post Como subir a Pedra da Gávea.

Esse artigo ainda não acabou, mas se você está procurando outras opções de trilhas e passeio gratuitos no Rio indicamos que você conheça nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São centenas de opções grátis para turistar na Cidade Maravilhosa. Baixe ao clicar na imagem abaixo:

Não perca a chance de fazer ótimas trilhas lá na Ilha da Magia em Florianópolis. Que tal dar uma olhada nesse post do Tire a Bunda do Sofá? Trilhas em Florianópolis – Explore a Ilha da Magia como um local.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Picture of Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
15 respostas
  1. Lista ótima, só trilha boa aí! Bora juntar o pessoal do Rio pra fazer a do Morro da Urca (que é gostosa e fácil de fazer) ou a Pista Claudio Coutinho um dia?! Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.