Um castelo com uma arquitetura diferenciada no alto de um morro pode ser observado por aqueles que passam pela Av. Brasil, na altura de Manguinhos. Estou falando do Castelo Mourisco na Fiocruz.
Se você também tem curiosidade de conhecer esse palácio, fique conosco nesse artigo e descubra como.
Veja também
Staycation – Entenda e experimente essa nova tendência do turismo
Turismo de Base Comunitária (TBC): Entenda do que se trata
Visita ao Castelo Mourisco na Fiocruz Rj
O Castelo Mourisco é o prédio-símbolo da Fiocruz, um ícone das áreas de ciência e saúde no âmbito nacional.
Ele foi imaginado por Oswaldo Cruz e construído no início do século 20, entre 1905 e 1918. Sua inspiração é o Instituto Pasteur, de Paris.
O “Palácio das Ciências”, foi construído para ser sede da instituição que receberia então o nome de Oswaldo Cruz e reúne a produção de vacinas e remédios, pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública.
Sua arquitetura em estilo neomourisco que lembra o castelo do Aladdin, chama a atenção e ele é adornado por azulejos portugueses e mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.
Atualmente algumas alas do edifício estão abertas a visitação, mas como ele ainda mantém funções administrativas a visita requer a presença de um monitor, sendo organizada mediante distribuição de senha e realizada em pequenos grupos. Para conseguir retirar sua senha, chegue no Centro de Recepção.
O Castelo Mourisco integra o circuito de visitação do pelo Museu da Vida e você pode aproveitar a visita para conhecer outros pontos de interesse como o Centro de Recepção, o Parque da Ciência, a Pirâmide, a Tenda da Ciência, a Cavalariça, além de outros espaços. Dá pra passar um dia inteiro aproveitando várias atividades por lá.
Informações Úteis sobre o Castelo Mourisco e o Museu da Vida
Endereço: Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.
Valor do ingresso para o Museu da Vida: Todas as atividades são gratuitas
Infraestrutura: cantina, banheiros e bebedouros.
Estacionamento: Há estacionamento para ônibus e carro e não há cobrança para estacionar.
Guarda-Volumes: Não há.
Contatos: Site oficial
Dúvidas e informações sobre a visitação: [email protected]
Informações sobre nossas atividades e eventos: [email protected]
Como chegar no Castelo Mourisco
Dê ônibus
Há pontos de ônibus próximos a três entradas do Museu da Vida Fiocruz. Um fica perto da entrada principal, do outro lado da Avenida Brasil (há passarela para o cruzamento de pedestre). Outro fica na Avenida Brasil, no mesmo lado do museu, em uma segunda entrada de pedestres. Há pontos de ônibus próximos à entrada da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.
Como há muitas mudanças nas linhas e itinerários dos ônibus, sugerimos que você consulte o site VádeÔnibus.
De trem
A estação de trem Manguinhos, no ramal Gramacho da Supervia, fica quase em frente à entrada da Fiocruz da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.
De carro
Basta inserir o endereço no seu sistema de navegação por GPS. A entrada principal é pela Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6).