O Parque Estadual da Pedra Branca revela belezas infindáveis, como o Açude do Camorim, o Pico da Pedra Branca que é pico mais alto da cidade do Rio de Janeiro com 1024m, a Pedra do Osso, dentre outros atrativos. No bairro de Vargem Grande e ainda fazendo parte do parque ficam 4 poços irresistíveis para se refrescar num dia de calor.
Para ler em seguida:
Como lidar com a ansiedade pré viagem
Quanto vai custar minha viagem?
Nesse artigo vamos falar das Cachoeiras de Vargem Grande, formadas pelo Rio Mucuíba.
Onde fica e como chegar na Cachoeira de Vargem Grande
Para na Cachoeira de Vargem Grande você deve pegar a estrada dos Bandeirantes, seguir pela Estrada do Pacuí, depois pela Estrada do Mucuíba.
Se você for de carro pode jogar no seu GPS Museu Do Quilombo Cafundá Astrogilda que ele te levará direitinho até a cancela do parque onde terá que deixar seu veículo para seguir a pé. (Veja na foto abaixo).
Vale ressaltar que existem poucas vagas para carros nesse local (entre 10 e 15 vagas), então no alto verão ou num dia de muito calor pode ser que você tenha que deixar sei veiculo muito antes desse ponto, próximo ao bar Tô na Boa, e fazer esse trecho a pé (cerca de 1km a mais na sua caminhada).
Trilha para a Cachoeira de Vargem Grande
Do ponto da cancela do parque até o primeiro poço, você caminhará por uma estrada de barro, onde passam cavalos, bicicletas e carros (apenas dos moradores da comunidade quilombola que vive no local), bem ampla e arborizada.
Em cerca de 15 minutos você alcançará o portal da Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda, onde fica o primeiro poço para banho. Para alcança-lo ultrapasse pelo portal da comunidade e olhando para direita ele já estará ao seu lado.
O primeiro é bem pequeno, e como os outros 3 são muito mais bonitos (especialmente o segundo e o quarto, na minha opinião), minha sugestão é que você siga a trilha diretamente para o segundo poço.
Para chegar ao segundo poço saia pelo portal e vire a esquerda na placa abaixo (vide foto) e caminhe por cerca de 5 minutos numa trilha bem leve e sem muita inclinação. (Se estiver vindo do estacionamento direto para o segundo poço, então vire a direita nessa placa, antes de passar pelo portal – a placa fica bem ao lado do portal).
Conforme mencionei, o segundo poço é um dos mais belos da Cachoeira de Vargem Grande, mas devido ao fácil acesso também costuma ficar bem cheio. Caso queira aproveitar o lugar mais tranquilo, deixe pra aproveitar o local na volta, mas pro final do dia ou escolha visitar durante a semana.
A direita do segundo poço há uma trilha que leva ao terceiro poço, coisa de 15 minutos de caminhada fácil. Vai ser necessário atravessar o rio e por o pé na água para chegar lá. Dá pra passar pelas pedrinhas também, mas tome cuidado para não cair e se machucar.
O terceiro poço possui um escorregador natural e as crianças costumam aproveitar bastante.
Para chegar até o ultimo poço que conhecemos a trilha é mais escondida e fechada, mas não é muito longa e nem difícil e vale a pena encarar. Pegue uma saída a direita do terceiro poço e siga subindo e margeando o rio.
No meio do caminho você encontrará uma pedra bem grande e pensará que o caminho acabou, observe a esquerda dela um caminho para passar por baixo da mesma e siga por ali. Uns 5-10 minutos de subida depois você já irá encontrar o quarto e ultimo poço que visitamos, que é dividido em duas partes.
A primeira parte é uma delícia, mas o segundo é o que tem a maior queda de toda a trilha e até uma caverninha pequena atrás da rocha por onde cai a água, bem bonito.
Frequentadores locais dizem existir outros poços menores e mais rasos acima desse último que fomos, mas não encaramos subir mais. Se algum dia você for e encontrar um poço bem bacana, deixa a dica pra gente aqui nos comentários.
Dicas da Cachoeira de Vargem Grande
Se você estiver indo pela segunda vez e quiser “cortar um caminho” direto para o terceiro poço, quando passar da cancela de entrada do parque que mencionamos no início desse artigo, observe esse “atalho” no meio da estrada principal.
Infelizmente não há nenhuma placa de referência então é necessário ficar bem atento a essa bifurcação. Contudo, seguindo por esse caminho (onde está a criança e a seta na foto abaixo) você alcança o terceiro poço em cerca de 10 minutos.
Informações úteis sobre a Cachoeira de Vargem Grande
– Não é cobrado ingresso para entrada no parque.
– Dentro da comunidade do Quilombo Cafundá Astrogilda fica o bar da Nilza, pode ser uma boa opção para comprar uma água caso você tenha esquecido de colocar esse item na sua mochila.
– Depois da trilha você também pode passar para conhecer o Museu do Quilombo Cafundá Astrogilda
– Não há sinal de celular no local
– Não é permitido entrar no parque com pets, bicicletas, churrasqueiras e recipientes de vidro
– Não esqueça de levar seu repelente e protetor solar
– Se levar algo para fazer seu lanche, não esqueça de trazer de volta o seu lixo.
Passeios gratuitos como esse te interessam? Conheça o nosso “Guia 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e visita vários pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, sem pagar nada.
Onde se hospedar em Vargem Grande
O bairro de Vargem Grande é tão rico e possui tantos atrativos, que sugerimos que você tire um final de semana para conhecer profundamente o local. Veja mais atrações do bairro no artigo Vargem Grande – Aproveite um final de semana por lá.
Confira abaixo as nossas sugestões de hospedagem:
Se estiver procurando uma pousada que une requinte e rusticidade e ainda possui um restaurante de alta gastronomia, minha sugestão é que você escolha como ponto de hospedagem a pousada Dom Pascual, que á foi uma das minhas opções de hospedagem no bairro e é considerada uma das pousadas mais românticas do Rio de Janeiro.
Outra opção pode ser o Casa Três Bistrô & Suites. Com nota de 8,5 dos usuários do booking.com, o valor da diária para um pernoite para um casal é de R$ 400,00 em quarto duplo econômico com café da manhã incluído.
O espaço ainda oferece aos hóspedes, além do restaurante, estacionamento privativo e wi-fi grátis, serviço de quarto e piscina.
Outros artigos relacionados
O que fazer no Recreio dos Bandeirantes
O que fazer na Barra da Tijuca – Roteiro Turístico
O que fazer em Barra de Guaratiba