Quem vem ao Rio de Janeiro pela primeira vez quer incluir no roteiro a mundialmente famosa Praia de Copacabana. Ver o pôr do Sol no Arpoador em Ipanema e ir até o Leblon certamente são praias que também estão no roteiro. Mas eu preciso te contar que o Rio de Janeiro está cheio de outras praias agradabilíssimas e algumas delas até desertas, que vão levar o viajante a ver que a cidade vai muito além das praias da Zona Sul.
Conheça praias no Rio de Janeiro fora da Zona Turística
Prainha
A Prainha fica depois da praia da Macumba no Recreio dos Bandeirantes, seguindo pela Av. Estado da Guanabara. Na cidade do Rio ela é considerada o paraíso dos surfistas. Para acessá-la com tranquilidade é preciso levantar cedo da cama pois o acesso de carros é controlado e só há estacionamento para cerca de 200 carros. Não há como chegar até o local utilizando transporte público.
A Orla da praia é pequena, tem apenas 700 metros e conta com apenas 02 quiosques e um restaurante no lado direito da praia. Ela é cercada pelo Parque Natural Municipal da Prainha, que acaba sendo uma outra opção de lazer no local. Nesse parque também fica o famoso Mirante do Caeté que proporciona uma bela vista para a Pedra do Pontal, Recreio, Barra da Tijuca e até a Pedra da Gávea.
Grumari
Nem tão desconhecida assim, a praia do Grumari é cercada de uma paisagem natural bem rústica. Com costões rochosos e morros cobertos de verde ao seu redor, ela fica em uma área de preservação ambiental. Há barracas espalhadas na areia da praia e alguns quiosques ao longo dos seus 2,5 km de extensão. Assim como na Prainha, não há como acessar o local através de transporte público.
Abricó
A pequena praia do Abricó ainda faz parte da Praia do Grumari, mas ela é bem reservada e protegida por pedras. Ela tem cerca de 300 metros e é muito famosa entre os naturistas. A praia do Abricó acabou se tornando a única praia da cidade do Rio onde é praticado o nudismo.
Secreto
A Praia do Secreto não é bem uma praia, e sim uma piscina natural, formada numa encosta escondida que não fica visível a partir da estrada, entre a Praia da Macumba e a Prainha, e por isso tem o nome de “Secreto”. Ela tem duas possibilidades de acesso: um deles é pela própria Praia da Macumba, apenas quando a maré está baixa e a segunda possibilidade de acesso é por um costão pela estrada que segue no sentido da Prainha. Veja neste post mais detalhes para acessar a Praia do Secreto.
Atenção! Já foram reportados alguns acidentes no acesso a Praia do Secreto. Caso deseje visitar a praia tenha certeza que tem capacidade física para alcançar o local ou contrate um guia. Preze sempre pela sua segurança.
Joatinga
Ela fica localizada entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, mas seu acesso é bem escondido pelo condomínio SAJO (Sociedade dos Amigos da Joatinga) no alto do Joá.
Na praia não há barracas e nem ambulantes e seu acesso é feito por uma pequena trilha, primeiro através de uma escada e depois seguindo por rochas.
Há estacionamento para apenas 60 carros, por isso é preciso chegar cedo ou visitar o local em dias de semana, fora da alta temporada.
Veja aqui um post completo sobre a Praia da Joatinga.
Barra Guaratiba
A Praia de Barra de Guaratiba fica no bairro de mesmo nome. Ela tem quiosques, bares e restaurantes ao seu redor, a maior parte deles especializado em frutos do Mar. O bairro ainda conta com várias outras opções de lazer como prática de SUP na restinga da Marambaia, visita ao sítio Burle Marx, trilha da Pedra do Telégrafo, entre outros atrativos.
Praia do Perigoso e outras praias selvagens
Ainda no bairro de Barra de Guaratiba ficam a Praia do Perigoso e as outras praias selvagens (dos Búzios, do Meio, Funda, e do Inferno) essas sim, acessíveis por trilhas ou barco, estão desertas na maioria dos dias. As trilhas que levam até elas giram em torno de 30 minutos podendo chegar até 2 horas e variam de dificuldade moderada a difícil. Se você gosta de praias desertas e selvagens é preciso incluir essas praias no seu roteiro quando estiver no Rio de Janeiro.
Não saia desse artigo ainda. Conheça o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Reunimos mais de cem locais na cidade maravilhosa que possuem entrada franca, dentre eles trilhas, museus, fortes e muito mais. Baixe agora mesmo! É só clicar na imagem:
Onde se hospedar no Rio de Janeiro?
Reserve seu hotel pelo Booking.com que é parceiro aqui do blog ou veja nosso post Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região].
Outros posts relacionados
– O que fazer no Recreio dos Bandeirantes
– Como conhecer o Rio de Janeiro gastando pouco
– 6 Mirantes para visitar no Rio de Janeiro
3 respostas
Olá, descobri o blog de vocês recentemente e estou adorando !!! Tudo muito bem explicado e divertido, parabéns
Que bom que gostou Daniele! Seja sempre bem vinda.