O patio interno desse palacete é um, dentre dos milhares de cartões-postais que destacam a cidade maravilhosa pelo mundo afora e ele fica no Parque Henrique Lage, apelidado pelos cariocas apenas de Parque Lage.
Inicialmente o parque foi inspirado no romantismo dos parques ingleses e após a aquisição de Henrique Lage o parque foi remodelado e o então proprietário teria tentado transmitir a magia dos palacetes italianos.
Quando Henrique teve que se desfazer do parque por motivos de dívidas, ele foi transformado em um parque público (em 1957), e foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.
O parque, que tem área aproximada de 52 hectares e seus jardins integram o Parque Nacional da Tijuca, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) também 1957. São aproximadamente 625 mil metros quadrados de Mata Atlântica e desde 2004 a parte florestal do parque é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Além disso o palacete abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro onde acontecem vários cursos e também exposições.
Reabertura do Parque Lage (pandemia de covid-19)
O Parque Lage já se encontra reaberto para visitação, porém há um limite de 1000 pessoas por hora no parque e a entrada é permitida apenas pelo portal principal.
Na entrada do parque é aferida a temperatura de todos os visitantes e oferecido álcool gel. Há necessidade de estar usando máscara.
Seguem fechados a capelinha, as grutas, o aquário, o parque infantil, a cavalariça e áreas de piquenique e também está proibido a realização de eventos com mais de 10 pessoas.
Há um limite de 200 pessoas no palacete. Para tirar a foto na frente da famosa piscina (lago artificial) que dá vista para o corcovado forma-se uma fila que leva mais de 30 minutos, porém há uma fila separada para acesso ao bistrô “Café La Plage”.
Está permitida a visitação do terraço do palacete. O ingresso deve ser adquirido na lojinha térrea e o valor é de R$ 10,00 por pessoa.
O horário de funcionamento do Parque Lage não sofreu alteração e permanece de 8h às 17h.
*Informações ao longo do post que estejam em desacordo com as regras descritas acima tratam-se de dicas anteriores a pandemia.
Como chegar no Parque Lage?
O Parque Lage fica no bairro do Jardim Botânico, no sopé do Morro do Corcovado no Rio de Janeiro e chegar nesse parque não é muito difícil, é só pegar um dos muitos ônibus que passam pela Rua Jardim Botânico, como por exemplo o 410, 439 ou 409 que circulam pela Zona Sul.
Também é possível pegar o metrô. Para facilitar desça na estação Botafogo, e pegue logo em frente o Metrô Na Superfície sentido Gávea. Saia na Estação Hospital da Lagoa.
Se for de carro saiba que não há estacionamento no local, mas não é difícil conseguir vaga nas ruas que ficam no entorno do parque.
Se estiver a pé nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas, também é possível fazer uma pequena caminhada até o parque. Aliás, o parque conta com bicicletário, o que também pode ser uma boa opção para chegar ao parque se você morar nas proximidades. Táxi ou Uber também são uma opção.
O que fazer no Parque Lage?
O parque, que possui uma vista incrível para o Cristo Redentor, conta com trilhas para caminhadas ecológicas, algumas pequenas quedas d’águas, grutas artificiais, um aquário e com um lago conhecido como Lago dos Patos.
Um passeio por esse parque, apesar de ser muito turístico, pode ser muito agradável para ser feito sozinho, em casal ou até mesmo com as crianças pois o parque permite a realização de piqueniques em seus jardins.
Para fazer um piquenique o parque recomenda um máximo de 30 participantes e não é permitida a utilização de mesas e cadeiras por isso cangas e esteiras serão muito bem vindas. (Consulte o site do parque, no final deste post para se informar sobre as demais regras).
Além do famoso palacete, o parque também conta com outro prédio icônico, a cavalariça. Um prédio rosado que funcionou na época em que o parque ainda era uma residencia/chácara e eram ali que se recolhiam os cavalos. Em estilo neogótico é outro ponto no parque que merece uma visita.
Outro tradicional passeio entre os cariocas, é se dirigir ao Parque Lage, especialmente durante os finais de semana, para fazer o desjejum no Café DRI, que fica dentro do palacete. Mas as filas podem ser especialmente longas e dizem por aí que o serviço é ruim e caro.
Do parque também sai uma trilha que leva até o Corcovado. Informe-se no parque sobre o início da trilha. Mas atenção, a trilha é pesada e não é para iniciantes.
Outro serviço do parque é a locação de espaços para eventos corporativos, casamentos, lançamentos, desfiles de moda e gravações mediante o pagamento de locação.
O parque conta com visitas guiadas que podem ser agendadas através do email: [email protected], além disso o parque dispõe de banheiros e a entrada é gratuita.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro?
Vai se hospedar no Rio? Preparamos um post com dicas de hospedagem dividindo a cidade pelos melhores bairros para hospedagem. Tire as suas dúvidas sobre cada região e escolha a região que mais se adequa a sua necessidade:
Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]
Quer mais dicas de passeios grátis na Cidade Maravilhosa? Conheça o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e descubra centenas de atrativos reunidos em um só lugar. Clique na imagem para baixar:
Saiba antes de ir
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro- RJ.
Telefone: (21) 3257-1800
Horário: diariamente 08:00 – 17:00 – Durante o horário de verão, o horário se estende até às
18h00.
Site: www.eavparquelage.rj.gov.br
Estacionamento: Não há. Caso vá de carro, procure vagas nas ruas no entorno.
Gostaria de ler mais posts do Rio de Janeiro? Acesse o nosso índice com mais de 30 opções de passeios na cidade maravilhosa.
Outros posts relacionados
– Faça um passeio relaxante no Bosque da Barra
– Um passeio pelo Jardim Botânico do Rio
11 respostas
obrigada me ajudou bastante na tomada de decisão.
Oi Mariana, que ótimo! Fico feliz em ajudar.
Boa noite
A entrada no Palacete é gratuita, mas mediante agendamento. Abre às 9 horas.
A cada R$ 10,00 em compras na lojinha da EAV, o visitante recebe 1 ticket para acesso ao terraço.
Informações sobre os cursos da Escola de Artes Visuais podem ser obtidos na secretaria ou no site
Bom dia. Comprei uma gravura na lojinha do Parque Lage e paguei para me entregarem em SP.
Não entregaram ainda e não consigo me comunicar com a lojinha, com alguem responsavel ou email, que nao responde. Pode me dar um auxilio ? obrigado, Eduardo
Oi Eduardo, que pena que isso aconteceu! Nós somos um portal de turismo, mas não temos nenhuma relação com o parque.
Sugiro que continue tentando contato nos canais oficiais.