Desde a pandemia de covid-19 a empresa mudou o formato do tour para uma nova experiência onde proporciona aos seus clientes a apresentações das coleções e as diferentes pedras preciosas, não mais ocorrendo conforme descrito no artigo abaixo.
No bairro de Ipanema no Rio de Janeiro fica a sede da H-Stern (Na rua Garcia Dávila e esquina com a Visconde de Pirajá), e dentro da sede há um Museu sobre as gemas dessa joalheria incrível e conhecida mundialmente. E o melhor de tudo? O tour é gratuito.
Trata-se de um tour áudio guiado que leva cerca de 15 minutos. Na entrada é possível escolher o idioma em que você gostaria de fazer o tour, e são mais de 19 opções.
Como é o tour na H-Stern?
Num primeiro momento alguns painéis interativos contam a história de Hans Stern, que nasceu na Alemanha em 1922 e em sua primeira visita ao Brasil ele teria ficado fascinados com as pedras de cor aqui existentes. Em 1945 ele abriu a primeira butique no centro do Rio de Janeiro, mas atualmente a joalheria está presente em 4 continentes.
Hans Stern falaceu em 2007, mas Roberto Stern, atual presidente e Ronaldo Stern, vice-presidente, continuam administrando o império criado pelo pai.
Os painéis seguintes também contam mais detalhes sobre as gemas, que elas são encontradas principalmente no sul e sudeste do país e que as pedras utilizadas pela marca são a ametista, ágata, granada, água marinha, turmalina, esmeralda, entre outras. Um dos painéis conta sobre a lapidação perfeita dos diamantes e como fazem para que eles não percam nada de luz.
Entre um painel e outro entram em cena os lapidadores, os polidores e os ourives, os profissionais que fazem a moldagem das jóias ao vivo, na frente de quem estiver fazendo o tour. No local também há um laboratório gemológico que examina as gemas e verifica a autenticidade delas.
Infelizmente não é permitido tirar foto no local, o que pode até ser considerado bom, pois preserva um pouco da surpresa de quem ainda irá fazer a visita. 🙂
O tour termina num grande show room onde acontece a venda das jóias e das pedras preciosas para quem tiver interesse na compra.
Para visitar o local é necessário agendamento prévio (no caso de grupos grandes). O telefone para agendamento é o (21) 2106-0000 e também é possível agendar pelo e-mail: [email protected]. As visitas podem acontecer de segunda a sexta de 9h00 às 18h00 ou sábados entre 9h00 e 14h00.
Quer conhecer mais uma centena de atrativos gratuitos na Cidade Maravilhosa? Baixe agora mesmo o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. É só clicar na imagem abaixo:
Outros posts relacionados
– Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
– Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal
– Como subir o Morro dois Irmãos no Rio de Janeiro?
6 respostas
Ah, que legal! E ainda é gratuito (adoro). <3 Também acho que isso de não poder tirar foto preserva um pouco da surpresa. Fiquei com vontade de visitar 🙂
Beijos!
Exatamente Duane.
Recomendo muito esse tour. 🙂
Que legal! Não sabia que este tour existia! Show de post!!!
Já pode marcar um dia para fazer então. 🙂
Com certeza! Vai pra listinha… Beijão!