O que fazer em Veneza em 2 dias | Você sabia que Veneza é constituída por um grupo de 117 pequenas ilhas que são separadas por aqueles “famosos” canais?
Considerada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a fama de Veneza também se dá pela arquitetura de seus prédios e pelas obras de arte existentes na cidade, além de ser conhecida por ser a “cidade flutuante” também é muito procurada por casais por ser considerada uma cidade extremamente romântica.
Para ler em seguida
15 dicas práticas para você viajar mais barato
Como funcionam as milhas aéreas
Ela foi erguida sobre as águas há mais de 1500 anos, e não tem ruas, ou automóveis. Veneza recebe cerca de 20 milhos de turistas por ano, quase quatro vezes mais do que o Brasil inteiro.
Veja nesse artigo O que fazer em Veneza em 2 e deleite-se com as principais atrações da cidade.
Quantos dias ficar em Veneza
A cidade tem muitos atrativos. A maioria das pessoas que escolhe visitar a Veneza pela primeira vez faz um roteiro de 2 ou 3 dias na cidade. Claro que se você tiver mais tempo poderá conhecer a cidade num estilo slow travel, que recomendamos muito.
Para o roteiro que descreveremos nesse artigo, onde abordamos as principais atrações de Veneza, estamos considerando um roteiro de 2 dias na cidade.
O que fazer em Veneza em 2 dias
Praça de São Marcos
A praça mais famosa e mais cheia de pombos de Veneza certamente é a Piazza San Marco, é também onde concentram-se os principais pontos turísticos da cidade.
Inicialmente a Praça era apenas um pequeno espaço em frente a Basílica de San Marco, mas em 1177 teve sua forma e tamanho estendido para os atuais.
Além disso lá também se encontram o Palácio Ducal, o Campanário e a Torre do Relógio (Torre dell’Orologio), um edifício que além de marcar horas mostra também as fases da lua, o movimentos do sol e os signos do zodíaco.
Um dos cafés mais antigos da Europa também fica na Praça de São Marcos, e eu estou falando do Café Florian. Mas se estiver pensando em tomar um café por lá, prepare-se para pagar um valor muito acima do normal.
Inscreva-se gratuitamente para um free tour em Veneza.
Basílica de São Marco
A bela Basílica de San Marco tem arquitetura bizantina e uma planta em cruz grega. Por dentro ela é um espetáculo, coberta com mosaicos dourados e ela abriga também, no altar o túmulo de São Marcos. Dentro da basílica também fica o Museu de São Marco.
Essa imperdível atração de Veneza, fica na Praça de São Marco ao lado do Palácio Ducal.
A entrada na basílica de São Marco é gratuita, mas para ter acesso a para ter acesso ao Museu de São Marcos, a Pá de Ouro e o Tesouro Paroquial, a entrada é cobrada à parte.
Na ocasião da minha visita a basílica estava sendo restaurada, nesse caso não tenho uma foto num bom ângulo dela.
Torre do Campanário
O Campanário (Campanile) é a torre do sino da Basílica de San Marco, mas ele não fica acoplado a Igreja, e sim, próximo ao centro da Praça de São Marco.
Ele é outro símbolo de Veneza e também a construção mais alta e mais antiga da cidade. Uma torre com 98 metros de altura onde é possível contemplar a cidade de cima, num ângulo de 360º.
A subida pode ser feita a partir de elevadores (há filas) e na ocasião desta viagem o valor do ingresso foi de € 10,00 por pessoa (valor atualizado em 2020).
Palácio Ducal
Ele também é conhecido como Palácio do Doge (ou Palazzo Ducale) e tem sua arquitetura em estilo gótico veneziano.
Atualmente o Palácio Ducal é um museu, mas foi construído entre 1309 e 1424 e no passado foi o lar doce lar dos Doges de Veneza (dirigente máximo da República de Veneza) e sede do governo por quase sete séculos.
Vários tipos de tickets estão disponíveis para visita ao museu, de qualquer forma, vale a pena reservar os seus ingressos com antecedência para evitar as filas.
Em um dos tours que podem ser feitos dentro do Palácio você pode ter acesso a parte interna da Ponte dos Supiros (Ponte dei Sospiri), que conecta o Palácio Ducal a uma antiga prisão, e onde, conta a lenda, os presos davam o seu último suspiro, pois seria ali naquela ponte, a última vez em que veriam a luz do dia e teriam o ultimo contato com o mundo exterior.
A Ponte dos Suspiros também pode ser admirada externa e gratuitamente por um canal que fica entre a basílica e o Palácio.
Calçadão Riva degli Schiavoni
Um passeio agradável por Veneza é caminhar pelo calçadão Riva degli Schiavoni, que vai desde o Palácio Ducal até os jardins da Bienal.
Cheio de hotéis, antigos palácios, restaurantes e até até barraquinhas que vendem artesanato e souvenires. Dá pra escolher um restaurante com mesas na calçada e curtir esse clima de orla observando o vai e vem das gôndolas, nesse local que até já serviu de cenário de filme (“O Turista” de 2010).
Se perder nas vielas de Veneza
Passear e se perder nas vielas de Veneza admirando suas casas, bares, restaurantes, seus canais e os venezianos também é uma atividade super recomendada por lá.
A cada cinco minutos você vai se encontrar perdido, pois o labirinto de vielas é confuso e as casas não seguem uma sequencia numérica, mas a virada de uma esquina pode reservar uma boa surpresa
Passeio de Gôndola
Aproveite o passeio, mas se achar o passeio caro (como eu), apenas observe as gondolas passando.
O passeio de 30 minutos pode custar até €80,00 por pessoa. A gondola comporta até 06 pessoas, mas é mais comum observar os passeios sendo feitos por casais.
Veja aqui passeio de gôndola pelos canais.
Ponte Rialto
Ela é a ponte em arco mais antiga e mais famosa do Grande Canal, foi erguida para ligar o bairro de San Marco a San Paolo.
Em volta da ponte há uma concentração de comercio local, bares e restaurantes e é uma região muito agradável para visitar a noite, e nas manhãs de segunda a sábado é onde funciona o mercado principal de Veneza, farta em produtos frescos como queijos e peixes.
Livraria Acqua Alta
Uma livraria um tanto quanto diferente é a Livraria Acqua Alta, inspirada no fenômeno da acqua alta, quando as águas do Mar Adriático sobem e periodicamente inundam a cidade.
Idealizada por Luigi Frizzo, e nivelada com o nível do canal, dentro da livraria há gôndola que serve de prateleira de livros e que sobe junto com a água, quando a mesma chega inundando o local. Outros livros espalhados pelo local também fazem parte da decoração do lugar.
Fondaco dei Tedeschi
O Fondaco dei Tedeschi é uma galeria, estilo shopping, voltada para compras coladinha na Ponte Rialto. Contudo, mesmo que esse não seja o intuito da sua viagem eu recomendo a visita. É que do rooftop do local se tem uma bela vista de Veneza e o melhor de tudo é que é gratuito.
Apesar do acesso ser gratuiro, exige uma reserva prévia. Agende aqui.
O que fazer em Veneza a Noite – Vida Noturna
Se tiver a oportunidade, passe ao menos uma noite em Veneza, diferente dos outros milhares de turistas que chegam apenas para passar o dia. Durante a noite Veneza é bem mais tranquila.
Horário ideal para passear com calma pela cidade, sem os turistas que a abarrotam durante o dia e assim conhecer com calma seus bares e restaurantes.
Conheça alguns de seus “bacaris” ou botecos. Próximo a ponte Rialto, ao longo da Riva Del Vin, ficam algumas opções de restaurantes para jantar.
Se você se interessa por opera, uma boa pode ser ver o que está em cartaz no Teatro La Fenice, o principal teatro lírico de Veneza, ou mesmo tentar a sorte no Casino di Venezia, que fica no bairro de Cannaregio.
Eventos em Veneza
O carnaval de Veneza é um dos mais antigos e tradicionais do mundo. Para falar um pouco mais sobre essa festa e como ela se dá nos dias de hoje, é preciso explicar um pouco mais sobre a sua história.
Ele surgiu em meados do século XVI e na época a nobreza utilizava essas máscaras para misturar-se ao povo e curtir as festas carnavalescas que tinham duração de e 6 semanas, mas depois foi abolido por Napoleão.
A festa voltou a ocorrer no ano de 1979, mas teve a sua duração encurtada, hoje o carnaval de Veneza dura 10 dias e atrai milhares de turistas, mas em cada ano ocorre em uma data diferente, geralmente depois do natal, podendo ocorrer até fevereiro.
Para comprar as réplicas das famosas máscaras de carnaval a preços acessíveis, procure nas barracas dos comerciantes de rua.
Roteiro dia a dia em Veneza
Dia 1
– Visitar a Basílica de São Marco a Praça de São Marcos
– Admirar a Ponte dos Suspiros
– Subir a Torre do Campanário
– Conhecer o Palácio Ducal
– Se perder pelas vielas da cidade
Dia 2
– Caminhar pelo Calçadão Riva degli Schiavoni
– Fazer um passeio de gôndola ou conhecer a Livraria Acqua Alta
– Conhecer a Ponte Rialto
– Visitar o terraço do Fondaco dei Tedeschi
Dia 3
– Conhecer a Ilha de San Giorgio Maggiore.
Se estiver com tempo sobrando no seu roteiro, vale a pena conhecer a Ilha de San Giorgio Maggiore, que fica em torno de 7 minutinhos de distância de vaporetto. Ela é bem pequena e pode ser percorrida rapidamente. Lá fica a Basílica de São Jorge Maior e sua torre do sino.
– Bate e volta para as ilhas Burano e Murano.
Como chegar em Veneza
Isso vai depender bastante de onde você está vindo, mas vale saber que a cidade possui um aeroporto (Marco Polo) caso você esteja pensando em ir de avião.
Veneza possui também uma estação de trem (Estação Santa Lucia), e é assim chegam boa parte dos passageiros vindo de outra parte da Europa. Na frente da estação de trem há uma parada de vaporetto que partem para todos os bairros (chamados “sestieri“) de Veneza. E são eles: San Marco, Castello, Cannaregio, Santa Croce, San Polo e Dorsoduro.
Cannagerio, inclusive, fica bem pertinho da estação de trem. Se o seu hotel for nessa região vale a pena vale a avaliar a distância, para quem sabe fazer esse trajeto à pé.
Também dá pra chegar em veneza de ônibus. A rodoviária é a Piazzale Roma, e ela fica próxima a estação de trem.
Locação de Carro em Veneza
Não recomendamos que você faça locação de veículo para ir a Veneza, afinal, carros não transiram na ilha. Caso você já tenha locado um carro para a sua Eurotrip, existe a possibilidade de deixa-lo em Mestre, que é uma localidade pertencente a Veneza, e de lá da pra seguir de trem até a estação Santa Lucia.
Se você ainda está buscando um carro para a sua viagem pela Europa, recomendamos que você faça seu orçamento pela RentCars, uma comparadora de preços entre as principais locadoras. Além de ser parceira aqui do blog, você poderá escolher entre várias locadoras e você pode selecionar a mais barata.
Como circular em Veneza
Como já falamos, em Veneza não há trânsito de automóveis, então para de deslocar por lá você precisará ir a pé ou de barco.
O principal meio de transporte são os ônibus aquáticos, conhecidos como vaporetto, mas os preços não são muito amigáveis (€ 7,50 pelo bilhete simples).
Como fiquei hospedada em San Marco e perto das principais atrações, acabei me deslocando a pé, mas caso queira também é possível comprar o bilhete do vaporetto para 1 dia (€ 20,00), 2 dias (€ 30,00) e 3 dias (€ 40,00) – valores atualizados em agosto de 2021. Maiores informações no site oficial.
A vantagem de comprar o passe para mais dias é que é possível chegar com o vaporetto nas ilhas de Burano e Murano.
Além do vaporetto, também existe a possibilidade de se deslocar com os táxis aquáticos, uma espécie de lancha para até 6 pessoas. Apesar de ser mais reservado, os preços também são de acordo com o transporte mais privativo, ou seja, bem mais caro.
Onde comer em Veneza
Veja algumas sugestões de restaurantes:
– Trattoria Casanova
– Trattoria Dallo Zio
– La Bottiglia
– Ristorante Alle Corone
– Ai Mercanti
Para uma opção mais “internacionalizada” vá ao Hard Rock Café.
– We love Italy, Fresh Pasta To Go (Pedidos para viagem)
Onde ficar em Veneza?
Os hotéis de Veneza figuram entre os caros da Europa.
Durante a minha visita tive a oportunidade de ficar hospedada no The Westin Europa & Regina (Atual The St. Regis Venice), um hotel de categoria 5 estrelas que fica praticamente de frente para a Basílica di Santa Maria della Salute e a uma pequena caminhada da Praça de São Marcos.
Não que esse seja o estilo de hospedagem que eu costume optar, mas como tinha pontos starwood acumulados acabei conseguindo reservar. Como o valor médio da diária nesse hotel ultrapassa os 4 dígitos, vou dar algumas opções abaixo que seriam opções que teria considerado caso estivesse pagando pela diária.
Por ser um bairro mais econômico, algumas pessoas que ficam hospedadas em Veneza preferem optar pelo bairro de Cannaregio. Algumas opções e hospedagem por lá são os hotéis Hotel Adriatico e o Hotel Agli Artisti.
Hotel Agli Artisti
Classificação dos usuários do booking: 7,5
Valor médio da diária: R$ 412,00 para um casal com café da manhã incluído
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi, serviço de quarto, bar e é pet friendly.
Hotel Adriatico
Classificação dos usuários do booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 605,00 para um casal
Oferece: Wi-fi gratuito, aquecimento e é pet friendly.
Para economizar de verdade algumas pessoas opção por se hospedar em Mestre, que também faz parte de Veneza, mas que fica na parte do continente, o que vai te gerar um maior tempo de deslocamento e aumento no custo do transporte. Algumas opções de hospedagem por lá são AO Hotel Venezia Mestre e o Anda Venice Hostel.
Anda Venice Hostel
Classificação dos usuários do booking: 9,2
Valor médio da diária: R$ 306,00 para um casal
Oferece: Wi-Fi gratuito, recepção 24h, bar e é pet friendly.
AO Hotel Venezia Mestre
Classificação dos usuários do booking: 8,1
Valor médio da diária: R$ 360,00 para um casal
Oferece: Wi-Fi gratuito, estacionamento (poderá ser cobrado à parte), bar e é pet friendly.
Se você não sabe como escolher o hotel ideal, leia o nosso guia Conheça os diferentes tipos de hospedagem que você pode optar na sua viagem.
Dicas de Veneza
Como a sinalização das placas de Veneza é bem confusa, pegue antes da chegada, todas as instruções para chegar no hotel/local onde irá ficar hospedado. A maioria dos serviços de hospedagem já tem os itinerários prontos seja desde o aeroporto, rodoviária ou da estação de trem e isso facilitará e muito seu deslocamento inicial na chegada na cidade.
Quando ir e o clima em Veneza
Veneza é uma cidade que pode ser visitada o ano todo, mas se você é do grupo que prefere curtir o calor, visite a cidade entre os meses de abril a setembro. Já para aqueles que gostam de desfrutar um friozinho, os meses indicados vão de outubro a março.
A alta temporada, época do ano em que a cidade fica mais cheia e os preços consequentemente mais elevados, são os meses de julho e agosto, que além de ser o alto verão é o período de férias.
O fenômeno da Acqua Alta normalmente ocorre entre os meses de novembro e dezembro, mas vale saber que um sistema bilionário que está em desenvolvimento desde o ano de 2003 está em desenvolvimento para proteger a cidade dessas inundações. O final das obras está previsto para o fim de 2021, mas um sistema emergencial foi testado em julho de 2020.
O que fazer em Veneza com chuva
Dá pra aproveitar a cidade com chuva também. A pedida é visitar o interior de basílicas e igrejas, já que existem muitas delas espalhadas pela cidade.
Se essa não for a sua pegada você pode conhecer o interior do Palácio Ducal e a Ponte dei Sospiri ou visitar alguns museus e centros culturais como Palácio Ca’Rezzonico, Coleção Peggy Guggenheim, Museu Correr e a Galeria da Academia.
Você também poderá Incluir uma visita a Livraria Acqua Alta, ao Teatro La Fenice e ao Casino di Venezia.
Mapa de atrações de Veneza
Veja nesse mapa interativo de Veneza onde estão localizadas as principais atrações da cidade:
Bate a volta a partir de Veneza
Um bate e volta muito recomendado a partir de Veneza é conhecer as ilhas Burano, famosa por conta de suas casinhas coloridas e Murano, popular por conta da sua produção artística de vidros. Ambas também fazem parte da Comuna de Veneza.
Outro bate e volta pode ser feito a partir de Veneza é para a cidade de Verona. A Hebe do blog Vamos Viajar pra onde agora nos conta mais detalhes no post O que fazer em Verona.
Curiosidades sobre Veneza
Veneza possui o apelido de “La Serenissina”. O apelido se dá porque durante 1000 anos a cidade foi a capital da República de Veneza e possuía um exército muito bem treinado e impenetrável. Por conta disso nada abalava a calma e a serenidade de Veneza, daí vem o apelido.
Documentação e Visto para entrar na Itália
Atualmente (2021) brasileiros precisam de um passaporte com validade superior a 03 meses após a sua data de retorno, além de contratação de Seguro Viagem obrigatório.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PRA ENTRAR NA EUROPA
Você sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?
Em parceria com a Real Seguros garantimos para os nossos leitores o melhor preço de seguro viagem.
Faça um orçamento sem compromisso e fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional
Estima-se que ao final de 2022 também seja exigido a autorização Etias, uma espécie de visto para transitar pelos países do tratado de Schengen.
Veja aqui como tirar seu passaporte Brasileiro.
Antes de embarcar para a Veneza – Chip de internet internacional
Eu sou uma pessoa que gosta de estar conectada durante minhas viagens até mesmo para prevenir certos perrengues. Já ter comigo um chip internacional de celular desde o meu embarque no Brasil é uma garantia de que vou conseguir cessar mapas de localização, manter contato com minha família no Brasil pelo WhatsApp, postar fotos nas minhas redes sociais sem depender de Wi-Fi “alheio” além de poder usar aplicativos de transporte como o Uber.
A América Chip é um dos chips internacionais que recomendo. Você receberá com toda comodidade o chip no conforto da sua casa, antes mesmo de sair do Brasil e com as instruções para ativar quando chegar no exterior.
É ou não é muito melhor do que ficar procurando chip local pra comprar e muitas vezes sem falar a língua do país que está visitando? O Chip “Europa” por exemplo funciona por todo o território europeu, então você não vai precisar ficar comprando um chip novo em cada um dos países que você for visitar, caso vá para outro país além da Itália.
A AmericaChip funciona em vários países espalhados pelo mundo (compre de acordo com o seu destino), além de ter o suporte em português 24h pelo Whatsapp e possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.
3 respostas