Ao viajar para o exterior, o uso do celular como dispositivo telefônico muitas vezes fica em segundo plano, devido aos exorbitantes custos de roaming praticados lá fora. No entanto, isso de forma alguma significa que relegamos nosso fiel “mascotinho” ao esquecimento.
Pelo contrário, o celular assume o papel de nosso microcomputador e melhor amigo, tornando-se essencial para carregarmos tudo o que facilitará nossa vida durante a estadia longe de casa.
Nesse sentido, compilei uma lista de 15 aplicativos indispensáveis, seja para o planejamento prévio da viagem ou para uso durante a própria experiência no destino. Confira a seguir.
Veja também
+ Glamping – O que é e como acampar com conforto e glamour
+ Staycation – Entenda e experimente essa nova tendência do turismo
15 aplicativos de viagem essenciais: organização e agilidade
1- Booking.com
Aplicativo para reservar hotéis antes mesmo da viagem iniciar, mas se sua viagem já tiver acontecendo e você deixou para reservar os hotéis em cima da hora, ou seja, durante a viagem, o booking.com trabalha com ofertas de ultima hora com preços mais em conta do que os praticados normalmente pelos hotéis. Pode ser uma boa chance de conseguir um bom hotel por um ótimo preço. Reserve seu hotel no Booking.com. Fazendo sua reserva através deste link o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso.
2 – Momondo
Aplicativo funciona para busca de passagens aéreas. O diferencial desse buscador é que ele apresenta o valor final do preço da passagem, ou seja, já incluindo as taxas de embarque, o que evita surpresas na hora do pagamento. Nele também há uma ferramenta para avaliar a melhor época do ano para comprar uma passagem aérea para determinado destino.
3 – Awardwallet
É a sua carteira de milhas online. Esse aplicativo foi desenvolvido para ninguém perder as datas de expiração das milhas e de pontos acumulados em diversos programas de milhagens, pois ele avisa a data do vencimento com antecedência, assim é possível programar-se para não desperdiçar o benefício. O aplicativo tem parceria com vários tipos de programas como companhias aéreas, hotéis, cartões de créditos, entre outros.
4 – Google keep
Esse é um excelente aplicativo. É um novo estilo de “diário de viagem” que suporta dados escritos, gravação de voz, vídeos e fotos além de converter textos de imagens em textos editáveis. É permitido também criar um check list. Esse aplicativo é bem parecido com o Everynote, mas possui uma interface mais amigável.
5 – Climatempo
Se a sua viagem envolver um tempo muito longo, é bom ter um aplicativo de previsão do tempo, além de servir para prever o sol ou chuva e reagendar passeios ao ar livre, também serve para saber a média da temperatura da semana e programar roupas específicas.
6- Conversor de moedas
Está num país cuja conversão de moedas é difícil de calcular de cabeça? Pois bem, um conversor de moedas rápido e prático pode te ajudar nessa missão. Assim ficará bem fica mais fácil gerenciar seus gastos durante a viagem.
7 – Waze
Normalmente esse aplicativo é utilizado quando locamos um carro, pois trata-se de um GPS. Mas ele também tem outras funções, como por exemplo saber como está o transito na cidade e o tempo estimado até o destino escolhido, para procurar opções alternativas de trajetos ou mesmo para acompanhar se o trajeto do nosso taxi está correto.
8 – Uber ou Cabify
Os dois aplicativos são uma mão na roda para quem está viajando para cidades grandes, especialmente para aquelas que não tem serviço de metrô. O preço e o serviço, já sabemos que é bem melhor que o dos taxis regulares.
9 – Bla Bla Car
Um aplicativo que conecta motorista e caroneiro. Trata-se de um aplicativo de carona, onde você pode oferecer caronas no seu veículo, ou pegar carona no carro de alguém de maneira super segura. Os custos são divididos entre os “participantes da viagem”, e não fica caro pra ninguém.
10 – Airbnb
Uma plataforma de reservas que foge do tradicional. Aqui a ideia não é reservar quartos de hotéis, e sim colocar em pratica o conceito da economia colaborativa se hospedando em quartos compartilhados, quartos privativos, apartamentos e até mansões na sua viagem.
11 – Google tradutor
Google translate pode ser uma boa opção para se livrar de enrascadas em países como China, Japão e Corea, não é mesmo? Além dessas línguas ele tem suporte para mais de 60 idiomas que podem auxiliar na hora de fazer um pedido pro garçom ou pedir informações no aeroporto, com opção de áudio para não pagar mico na pronuncia. Quanto mais exótico o pais, mas necessário ele é.
12 – Instagram
Esse é meio obvio, mas hoje em dia é o aplicativo queridinho doa viajantes. Afinal do que adianta tirar fotos lindas, em lugares lindos e guardar elas só para você? Eu uso inclusive para descobrir lugares novos ou pouco explorado na localidade que estou visitando usando algum tipo de hashtag do local.
13 – Wicklock
Esse vai para meu amigos trilheiros, ou que amam cachoeiras. É uma comunidade onde os viajantes compartilham as trilhas que já fizeram, assim você não precisa contratar o serviço de um guia em muitos locais que supostamente são de difícil acesso ou que as trilhas são pouco demarcadas. Depois de ter baixado o mapa, não é necessário ter acesso ao 3g, ou seja, funciona totalmente off line. Infelizmente o aplicativo já foi gratuito, mas hoje em dia não é mais. Há um custo para planos mensais ou anuais.
Atenção: Não deixe de contratar um guia se você não tem expertise nesse tipo de esporte, sua segurança e sua vida podem estar em jogo.
14 – Hostelworld
Mais uma dica para os amigos mochileiros ou para aqueles que buscam economias em suas viagens. O Hostelworld é o site número 1 em reservas de albergues ao redor do mundo. Lá você pode comparar preços, checar os comentários de outros viajantes, ter informações sobre a questão da segurança, limpeza e também sobre a atmosfera do local (se é um hostel mais festeiro ou mais calmo).
15 – Couchsurfing
Muito parecido com o Airbnb, ou seja, nesse aplicativo você irá encontrar hospedagem em quartos compartilhados, quartos privativos ou mesmo um sofá. A grande diferença é que a hospedagem é oferecida de forma gratuita, por isso não espere luxo e seja muito gentil com o seu anfitrião, oferecendo-se para fazer um jantar ou mesmo levando algum tipo de lembrancinha da sua cidade. Não use o local apenas para dormir, quem oferece esse tipo de hospedagem está interessado também numa interação e intercambio cultural. E lembre-se sempre, você não está pagando.
Outros artigos relacionados
– 8 livros de viagem para te inspirar
– PaGol: Novo jeito de acumular milhas Smiles
10 respostas